Dicionário

 

Índice

Ataques Básicos

Agredir

ATEMI – Bater (agredir) em pontos especialmente importantes do tronco humano.

CHUDAN OI TSUKI – Um soco seguido de outro, na região abdominal.

CHUDAN TSUKI – Um soco na região abdominal.

GEDAN TSUKI – Um soco na região abaixo do umbigo.

GYAKU UCHI – Bater em qualquer dos lados, oposto ao da mão que agride.

GYAKU YOKOMEN UCHI – Bater na cabeça, no lado oposto ao da mão que agride.

GYAKU TSUKI – Soco com as costas da mão no lado oposto do braço atacante.

JODAN TSUKI – Soco na região acima do peito

KAESHI TSUKI – Soco em contra-ataque.

KATATE UTCHI – Bater (palmada) com uma mão.

KEIKOME GERI – Bater com o bordo do pé.

MAE GERI – Pontapé em frente.

MEN UTCHI – Bater na frente da cabeça.

MUNE TSUKI – Soco na região do peito.

OI TSUKI – Um soco seguido de outro, em qualquer zona.

SHOMEN UTCHI – Bater no cimo da cabeça.

TSUKI IN AIKIDO – Habitualmente é usado Chudan-Oi-Tsuki.

YOKOMEN UTCHI – Bater em diagonal no lado da cabeça, do lado do braço agressor.

YOKO UTCHI – Bater no lado do corpo.

YOKO GERI – Pontapé de lado.

Agarrar

ERI DORI – A gola é agarrada pela mão do oponente do mesmo lado.

KATATE DORI – A mão agarra a do oponente do mesmo lado.

KATATE KOSA DORI – A mão de um lado é agarrada pela mão do oponente do lado oposto.

MOROTE DORI – Uma das mãos agarrada pelas duas do oponente.

KATA DORI – Um dos ombros é agarrado pela mão do oponente do mesmo lado.

RYOKATA DORI – Os dois ombros são agarrados pelas mãos do oponente.

RYOTE DORI – As duas mãos são agarradas pelas duas mãos do oponente.

RYOMUNE DORI – As duas zonas do peito são agarradas pelas mãos do oponente.

MUNE DORI – A zona do peito é agarrado pela mão oponente do mesmo lado.

HIJI DORI – O cotovelo é agarrado pela mão do oponente do mesmo lado.

SODE DORI – A manga é agarrada pela mão do oponente do mesmo lado.

USHIRO ERI DORI – A gola é agarrada por trás por uma das mãos do oponente.

USHIRO HAGAI JIME – Agarrado por trás num abraço que envolve os braços.

USHIRO KATATE DORI – A mão é a agarrada por trás, o oponente usa a direita para agarrar a esquerda ou vice-versa.

USHIRO KATA DORI – O ombro esquerdo é agarrado por trás pela mão direita do oponente ou a mão esquerda agarra o ombro direito.

USHIRO KUBISHIME – O pescoço é apertado por trás por um dos braços do oponente.

USHIRO KUBISHIME KATATE DORI – Por trás o pescoço é apertado por um braço e a mão agarrada por uma das mãos do oponente.

USHIRO RYOKATA DORI – Os ombros são agarrados por trás pelas mãos do oponente.

USHIRO RYOHIJI DORI – Os cotovelos são agarrados por trás pelas mãos do oponente.

USHIRO RYOTE DORI – As duas mãos são agarradas por trás pelas mãos do oponente.

USHIRO RYOSODE DORI – As mangas são agarradas pelas mãos do oponente.

Princípios e Projeções

Princípios

IKKYO - 1º Princípio – Oshi taoshi, Ude osae

NIKKYO - 2º Princípio – Kote mawashi

SANKYO - 3º Princípio – Kote hineri, Shibori-kime

YONKYO - 4º Princípio – ekubi osae

GOKYO - 5º Princípio – Kuji-osae

Projecções

AIKI OTOSHI – Entrar fundo pegando na perna do oponente pelo lado de fora.

GANSEKI OTOSHI – Deixar cair o oponente de cima dos ombros agarrando-o por trás.

(Neste movimento a mão vai por cima do ombro agarrar Uwa Gi (casaco) do oponente.)

IRIMI NAGE – Entrando projetando.

JUJI NAGE – Projetando pondo os braços do oponente em cruz ou cruzados.

JUJI GARAMI – Derrubar pondo os braços do oponente em cruz e imobilizar no chão.

KAITEN NAGE – Rodar o braço do oponente num semicírculo e projetar.

(Uchi-kaiten nage e Soto-kaiten nage = Pelo Interior e Exterior do braço do oponente.)

GANSEKI OTOSHI – Deixar cair o oponente de cima dos ombros agarrando-o por trás.

(Neste movimento a mão vai por cima do ombro agarrar Uwa Gi (casaco) do oponente.)

KOKYU DOSA – Movimento com a respiração.

KOKYU HO MOROTEDORI; Kokyu Nage; Ude Oroshi Irimi Kokyu Nage – Lançar com a respiração

(Há muitas técnicas destas no Aikido, muitas são variações da técnica básica.)

KOSHI NAGE – Projetar com a anca.

KOTE GAESHI – Rodar o pulso para o exterior, fazendo cair o oponente.

MAKI OTOSHI NAGE – Oponente de cabeça para baixo projetando, joelho no chão na projeção do oponente.

SHIHO NAGE – Projetar nas quatro direções.

SUMI OTOSHI – Derrubar num ângulo, fazer cair num ângulo inferior a 90 graus.

TENCHI NAGE – Projetar do céu para a terra.

(As mãos voltadas com a palma para o céu, rodando as palmas das mãos para a terra.)

USHIRO HIKI OTOSHI – Por trás, puxar para o chão; puxar por qualquer ponto do corpo ou roupa.

USHIRO KIRI OTOSHI – Por trás, puxar pelos dois ombros ao mesmo tempo.

(Neste movimento as mãos descem em direção aos ombros como espada cortando.)

Corpo

ABARA – As costelas

AGOU – Queixo

ASHI – Perna

ATAMA – Cabeça

CHOTOTSU ATEMI – Ponto entre os olhos.

GANMEN – O rosto.

HAITO – Mão de cume.

HAIWAN – Atrás do antebraço.

HANA – Nariz

HARA – O abdómen, estômago.

HIJI – Cotovelo.

HITAI – Testa.

JINTAI – O corpo

JINZOU – Área dos rins.

KAKATO – O calcanhar.

KASHI – Membros inferiores, As pernas.

KATATE – Uma mão.

KENKOKOTSU – Omoplatas.

KIKAN – Traqueia.

KOKO – Área entre o dedo polegar e o indicador.

KOTE – Pulso.

KUBI – Pescoço.

LOKOTSU – Costelas.

MATA – Juntas do corpo, ponto entre a coxa e tronco ou entre os dedos.

MEN – A frente da cabeça, onde se situa o rosto.

MIMI – Orelhas.

MOROTE – Ambas as mãos.

MUNE – Peito.

NUKITE – Pontas dos dedos endurecidos.

SEIKA TANDEN – Baixo abdómen.

SEIKEN – A frente do punho.

SEIKICHU – A espinha, coluna vertebral.

SENAKA – As costas do corpo humano.

SHINTAI – O corpo.

SHITA HARA – Baixo abdómen.

SHOMEN – A face.

SOKEI – Virilha.

SOKUTEI – Base do calcanhar.

SOKUTO – Extremidade do pé.

TANDEN – Abdómen.

TEGATANA – O bordo exterior da mão.

TEKUBI – O pulso.

TE NO HIRA – A palma da mão.

TE NOU KOU – Parte de trás da mão.

TE URA – Interior do pulso.

UDE – O braço.

URAKEN – Parte de trás do punho.

WAKISCHETÁ – Axila.

YOKOMEN – O lado da cabeça.

YUBI – Dedo da mão.

ZENSHI – O corpo inteiro.

ZENWAN – Antebraço.

Direções

ASOKO – Lá em cima, além.

CHOKUSEN – Linha reta, linha a direito.

CHOKKAKU – Ângulo de noventa graus.

CHUDAN – Médio.

GEDAN -Baixo.

GYAKU – O reverso, Oposto, Inverso.

HEIKO – Paralelo.

HIDARI – Esquerda.

HANTAI NI – Na direção oposta.

HAPPO – Os oito lados; em todas as direções.

HATAI – Ao contrário.

ICHIMONJI – Uma linha direita.

JODAN – Alto.

KIKU – Abaixo.

KOMI – Chegando perto.

MAE – Para a frente.

MASSUGU – Para a frente.

MIGI – Direita.

NANAME – Diagonal

NAKA – Centro.

NAKA NI – Para o centro.

OMOTE – Frente.

OTOSHI – Deixar cair, derrubar.

SHOMEN – A direito em frente.

SOKO – Lá, nessa posição.

SOTO – Exterior.

UCHI – Dentro.

UE – Cima ou Cimo.

URA – Atrás

USHIRO – Para trás, por trás.

WAKI – O lado (localização).

YOKO – Lado, para o lado na horizontal (direção).

ZENPO – Frente.

Etiqueta

ARIGATOU – Obrigado (informal)

DOMOU – Muito Obrigado (informal)

DOMOU ARIGATO – Muito Agradecido (formal), com sentimento de importância.

DOMOU ARIGATO GOZAIMASU – Agradeço imenso.

(muito formal, para algo que esteja acontecendo).

DOMOU ARIGATO GOZAIMASHITA – Estou muito agradecido.

(muito formal, para algo que tenha acontecido).

DOZOU – Por favor prossiga ou Faça favor.

GOMEN – Perdão

GOMEN NASAI – Desculpe-me, Eu lamento, Peço perdão, Peço que me perdoe.

HAI – Sim (Como o “Sim” em português o “Hai” Japonês pode ser utilizado de várias formas, como exemplo: – Sim “está bem” (Tolerante), Sim ” eu vou” (Admitindo) , Sim “eu disse sim” (Imperativo), Sim “é isso” (Concordando). E tantas outras formas do dia a dia.

IIE – Não (Como o “Não” em Português pode ser utilizado de várias formas).

MOKUSSOU – Não pensar, Concentração.

(Momento de libertação do espírito. Postura correta. Respiração suave e lenta.)

ONEGAI SHIMASU – Por favor.

(Quando pede para fazer algo, como exemplo: – Por favor acompanhe-me).

WAKARIMASU – Compreendo, Entendo.

WAKARIMASHITA – Compreendi, Entendi.

SEIZA – Posição sentada de joelhos, dedo grande do pé esquerdo sobre dedo grande do pé direito.

SENSEI NI TASHI REI – Ou Sensei ni rei, saudação em direção ao Sensei/professor

SHOMEN NI TAISHI REI – Ou Shomen ni rei, Saudação em direção frontal para o kamiza onde está normalmente a imagem do Ósensei.

SUMIMASEN – Dá-me licença (Para chamar a atenção).


Algumas notas:

As formas aqui apresentadas estão colocadas de um modo geral, sem definição concreta da pessoa do verbo na sentença, isto significa que o verbo não conjuga na língua Japonesa.

Outro exemplo: O senhor dá-me licença; os senhores dão-me licença; tu dás-me licença; poderá dar-me licença; é possível ter a sua licença; com licença.

Para isto tudo do português em japonês diz-se: SUMIMASEN.

Normalmente a outra pessoa responde: – Hai, ou, Hai Dozo.

O verbo Japonês “Compreendo” wakaru, mantém-se inalterável (assim como todos os outros verbos) nas sentenças, não conjuga, nada se parecendo com os nossos verbos.

Wakaru = Infinitivo

WakaruDeshou = Futuro

WakariMashita = Passado

WakarImasu = Presente

Graus e Títulos

DAN – Graus avançados nas artes marciais, de 1º a 10º Dan.

1ºDan = shodan ; 2ºDan = nidan; 3ºDan = sandan; 4ºDan = yondan; 5ºDan = godan; rokudan , nanadan , hachidan , kudan , judan.

O grau de 7º Dan é o máximo possível, para os que não são Japoneses.

DOJO CHO – Líder dum Dojo.

DOSHU – Líder do caminho, actualmente o Líder da Aikikai é o senhor Moriteru Ueshiba.

FUKUSHIDOIN – Instrutor de nível 2, Sensei com o nível de 2º ou 3º Dan Aikikai.

KAICHO – Presidente duma Escola (organização), duma Associação.

KANCHO – O chefe duma Escola (Edifício), duma secção ou repartição.

KOHAI – Estudante Júnior, Jovem, Inexperiente.

KYU – Grau de estudante desde o 6ºKyu até ao 1ºKyu.

Desde nanakyu, rokyu , gokyu , yonkyu , sankyu ,nikkyu , ikkyu.

Há organizações que usam mais Kyu, na Aikikai de Tokyo é só 6 Kyu.

MUDANSHA – Praticantes com o grau de Kyu, sem autorização de usar o cinto preto.

ÓSENSEI – Grande Professor (Ueshiba, Morihei), Professor excepcional.

SHIHAN – Professor sénior, corretamente usado apenas dentro da escola, fora da escola deverá usar Sensei.

(No Aikido o titulo de Shihan é atribuído pela Aikikai, a partir do grau de 6ºDan)

SENPAI – Estudante sénior, o mais velho, o experiente.

SENSEI – Instrutor de nível 1, Sensei com o nível de 1ºDan Aikikai.

De um modo geral, Sensei é todo aquele que ensina.

SHIDOIN – Professor de Aikido, Sensei com o nível de 4º ou 5º Dan Aikikai.

YUDANSHA – Praticantes com o grau de Dan, cinto preto.

Instruções no Dojo

ATOU – Para trás, Mova-se para trás.

HAJIME – Começar, Comece, Comecem.

HAYAKU – Depressa, Rápido.

JOSEKI NI REI – Curvem-se na direção de Joseki (ver Joseki no Dicionário).

KAMIZA NI REI – Curvem-se na direção do Kamiza (ver Kamiza no Dicionário).

KIYOTSUKETE – Tenha cuidado, Tenham cuidado.

KOUTAI – Mudar, Mudem, Mudança.

MATE – Esperar, Espere, aguarde.

MAWATTE – Rodar á volta, Vire-se, Voltar-se.

MOKUSO – Fechar os olhos, meditação.

OTAGAI NI REI – Curvem-se um para o outro, Cumprimentem-se.

REI – Curvar, Baixar a cabeça, Cumprimentar no modo Japonês.

SENSEI NI REI – Curvem-se para o Sensei.

SHINZEN NI REI – Curvar-se para o santuário, Curvem-se para o Santuário.

SUWARE – Sentem-se, Sente-se.

SUWATTE KUDASAI – Sentem-se, Sente-se, Não se importa de se sentar.

(Diferença: Nesta situação a expressão está colocada no modo solicitativo, é usado para alguém mais velho e/ou do mesmo nível, como Yudansha para Yudansha (ver Yudansha).

TATTE – Levantem-se, Levante-se, ponham-se de pé, ponha-se de pé.

TATTE KUDASAI – Levantem-se, levante-se, Não se importa de se levantar.

(Diferença: Nesta situação a expressão está colocada no modo solicitativo, é usado no Tatami para alguém mais velho e/ou do mesmo nível, como Yudansha para Yudansha (ver Yudansha).

YAME – Parar, Stop, Terminar, Pare.

YOI – Pronto, Prontos.

YUKURI – Devagar

Numeração

1 ITCHI – Um

2 NI – Dois

3 SAN – Três

4 SHI (ou YON) – Quatro

5 GO – Cinco

6 ROKU – Seis

7 SHICHI (ou NANA) – Sete

8 HATCHI – Oito

9 KYU (ou KU) – Nove

10 DJYU – Dez

11 DJYU ITCHI – Onze

12 DJYU NI – Doze

13 DJYU SAN – Treze

14 DJYU SHI – Catorze, etc.

20 NIDJU – Vinte

21 NIDJU ITCHI – Vinte um (vinte mais um, vinte mais dois, vinte e o três e assim sucessivamente.)

23 NIDJU SAN – Vinte e três

36 SANDJU ROKU – Trinta seis

43 YONDJU SAN – Quarenta e três

72 NANADJU NI – Setenta e dois

80 HATCHIDJU – Oitenta

99 KYUDJU KYU – Noventa e nove

100 HYAKU – Cem

101 HYAKU ITCHI – Cento e um

199 HYAKU KYUDJU KYU – Cento e noventa e nove, (Se pegar no noventa e nove e colocar a seguir ao cem faz cento e noventa e nove e assim sucessivamente.).

201 NIHIAKU ITCHI – Duzentos e um

546 GO HIAKU JYU ROKU – Quinhentos e quarenta e seis

1000 SEN – Mil

10000 MAN – Dez mil

3427 SANZEN YON HYAKU NI JYU NANA (ou shichi) – Três mil quatrocentos e vinte e sete.

33456 SAN MANZEN YON HYAKU GO JYU ROKU – Trinta e três mil quatrocentos e cinquenta e seis.

Algumas notas:

“sen” muda para “zen” depois de uma consoante “n”.

Use “shi” para “quatro” apenas quando estiver só ou no ultimo número da coluna.

Assim pode usar “shi” ou “yon” no 3654, mas use “yon” para 40, 400, 4000, etc.

Use “shichi” para “sete” apenas quando estiver só ou no ultimo número da coluna.

Assim, pode usar “shichi” ou “nana” no 9607, mas deverá usar “nana” para 70, 700, 7000, etc.

600 = “ROPPYAKU” (não “rokyu hyaku”)

800 = “HAPPYAKU” (não “hachi hyaku”)

8000 = “HASSEN” (não “hachi sen”)

O Uniforme

EMBU GI – Uniforme (o melhor fato) próprio para demonstrações.

HÁORI – Casaco de tecido fino, poderá ser de seda no verão, que com um Hakamá de excelente qualidade faz de fato de luxo para cerimónia.

HAKAMA – Saia calça de pernas largas.

HÉRA – Presilha plástica (parece uma espátula), que segura, ao entrar no cinto, a parte de trás do Hakama.

HIMOU – Fitas do mesmo material do Hakama que servem para apertar o Hakama à volta da cintura e que normalmente termina num, laço na região do umbigo.

KEIKO GI, DO GI, GI, AIKIDOGI – Uniforme (fato) para a prática.

KESSÁ – Uma espécie de estola e avental com bolsa, que é parte do fato dos monges budistas, pendurado no ombro esquerdo.

KOSHIITA – O apoio de costas no Hakama.

MATADACHI – A parte interna que divide as calças do Hakama.

MOUN – Imagem símbolo (brasão) de cada família, colocada no uniforme.

MONTSUKI – Um Kimono com “Moun”, Kimono apropriado para as cerimônias.

OBI – Cinto para manter ajustado o “uwa gi” ao corpo.

SODE – Manga.

TABI – Meias/chinelos de origem Japonesa usadas no Dojo ou sobre tatami.

TANOMO – Mangas largas em topos (casaco) formais.

TENUGI – Um pequeno pano para limpar a face (hoje em dia, uma pequena toalha).

UWA GI – O topo (casaco) do fato da prática.

YUKATA – Um roupão de verão, ligeiro, para depois do banho, para andar à vontade em casa. Também pode ser um Kimono casual se for de boa qualidade, que, com o uso do “Obi” pode trazer à rua.

ZEKKEN – Emblema bordado no casaco na região do peito, com o nome do Dojo e/ou o próprio nome.

ZORI – Chinelos de enfiar entre os dedos, para usar na parte de fora do Dojo.

ZUBON – As calças do Dogi ou aikidogi

Técnicas

ATEMI WAZA – Técnicas de golpear um ponto sensível.

UKEMI – Queda (Literalmente quer dizer; receber).

KUMITACHI – Prática da Katana com parceiro.

KUMIJOU – Prática do Jou com parceiro.

TACHI DORI – Tirar espada ao oponente.

TANTO DORI – Tirar a faca ao oponente.

HANASHI WAZA – Técnicas de defesa para escapar de técnicas de ataque de agarrar.

(Técnica conhecida também por Hazushi-waza).

HANMI HANDACHI WAZA – Método de praticar o Aikido.

(Quem defende sentado nos calcanhares o oponente de pé.)

HENKA WAZA – Técnica variada.

(Método de treino que consiste em começar por uma técnica e mudar para outra a meio da execução.)

HITORI WAZA – Prática a uma pessoa.

(Neste tipo de treino o praticante está só, executa as técnicas imaginando um oponente.)

JIYU WAZA – Prática em estilo livre.

(Usualmente um grupo de técnicas e de ataques. Diferente de “Randori” onde “tudo” é permitido ver randori).

KAESHI WAZA – Técnicas de contra-ataque.

KANSETSU WAZA – Técnicas das articulações do corpo.

(Técnicas de deslocação dos ossos nas articulações.)

KATAME WAZA – Técnicas de imobilização.

(Consistindo em; osae waza, kansetsu waza e shime waza)

KIHON WAZA – Técnicas fundamentais ou técnicas básicas.

NAGASHI WAZA – Fluindo de uma técnica para a seguinte.

NE WAZA – Técnicas no chão (tatami), luta no chão.

OMOTE WAZA – Técnicas executadas em frente do oponente ou passando pela frente do oponente.

OSAE WAZA – Técnicas de fixar o oponente contra o tatami ou impedir que o atacante se mova.

RANDORI – Vários ataques e defesas contínuas.

(Variações de; velocidade, de técnica de ataque e de defesa, utilização de mais ou de menos força.)

SHIME WAZA – Técnicas de apertar.

SUKASHI WAZA – Técnica de antecipação.

(Consistindo em não deixar o oponente completar o seu ataque (bater, agarrar, etc.) procedendo à defesa.)

SUTEMI WAZA – Técnica realizada com sacrifício do próprio corpo.

(Este tipo de técnica supõe um risco mínimo do corpo em prol de continuar a existir.)

SUWARI WAZA – Técnicas com ambos os praticantes (uke e nage) sentados sobre os calcanhares.

TACHI WAZA – Técnicas executadas com os praticantes de pé.

TE WAZA – Técnicas de mãos.

UCHI WAZA – Técnicas de golpear.

UKE WAZA – Técnicas de bloquear.

USHIRO WAZA – Técnicas executadas com ataques por trás.

Notas do Autor

Bokén, Boukén, Boukkén, Bokkén, Boukkén, ou ainda bouquéne. (espada de madeira): Todas estas formas de escrever estão corretas, porque nenhuma delas corresponde diretamente às palavras (símbolos) da língua japonesa. O que se pretende é escrever o som, que corresponda o mais fielmente ao som da palavra pronunciada pelos Japoneses, o que, mesmo assim, muitas vezes não se consegue.

Gi, Dogí, Aikidogí, Nagé: A forma de ler as palavras com a letra “G” é pronunciá-las como se tivessem no meio a letra “U”, lê-se como nós lemos em português o Guiar, Gato, Golpe.

Cho, Chudan, Chokusen: As palavras com “Ch” devem ser pronunciadas Tchudan, a letra “T” tem que ser pronunciada forte.

Ushiró, Sukashí, Koshí: As palavras com “SH” devem ser pronunciadas até à letra “H” e pronunciar a letra que se segue ao “H”. Por exemplo; “Sukáje ii” ou “uje iirou” a tendência é ler como se tratasse de uma palavra como “chove” ou “chico” mas não é assim, o som “che” é feito antes de chegar ao “H” e a letra a seguir ao “H” lê-se com se estivesse sozinha.

Jo, Ju, Juji,: As palavras com a letra “J” devem ser pronunciadas com o “D” antes de cada “J”, Dejoudori, ou Dejudji.

Suwari, Ura, Ryote: As palavras com a letra “R” devem ser pronunciadas com a língua a tocar os dentes superiores no momento de pronunciar o “R”, fazendo um som misto entre o “L” e o “R”.

O acento tónico é outro grande erro que praticamos, e faz toda a diferença para que os Japoneses nos entendam, quando pronunciamos as suas palavras. Exemplo: Koitchi Tohei, neste nome de homem (Um grande Mestre), deve-se ler acentuando o último “i” de Koichíí. Nague, nesta palavra a tendência é ler nague e não naguéé, de novo acento na última letra “e”. Gaeshi, normalmente muitos pronunciam, “gache” e deverá ser gaechíí, exe.:Koté gaeshí. Há muitas palavras com acento nasal como por exemplo “dan”, aqui nesta palavra não será correto pronunciar “dáán” mas sim dâan. Porquê? Porque a palavra não termina numa vogal (a,e,i,o,u) e sim numa consoante.

De qualquer modo e por muito que se tente imitar os sons das palavras japonesas, estaremos sempre longe de o fazer bem. No entanto não deveremos nunca deixar de o tentar fazer.

Autor: Orlando Marques – Supervisionado por: Hideko Tokiwa