Entrevista com Maria Luiza

Por: Flavia Queiroz

Para Maria Luiza o Aikido mudou a sua vida. Hoje ela concilia sua antiga profissão – Professora de Artes Plásticas – com aulas de Aikido e a Direcção da Associação.
Conheça-a melhor e o que é o Aikido, lendo a entrevista abaixo.

 

WM: Qual é a sua formação profissional?

M. Luiza: A minha formação inicial é em Artes Plásticas, me formei pela FAAP.  No Aikido a minha formação foi com o Mestre Keisen Ono.

 

WM: Qual é a sua atividade profissional?

M. Luiza: A minha actividade profissional actual é dividida entre as aulas de Aikido em escolas  e na Associação de Aikido da qual eu sou Presidente e as aulas de Arte no Ensino Médio do Colégio Sion.

 

WM: Como foi que a Sra. se interessou pelo Aikido e há quanto tempo a Sra. o pratica?

M. Luiza: Eu pratico Aikido há 25 anos. Quando iniciei os meus treinos estava procurando alguma actividade que equilibrasse o meu corpo e o meu lado psicológico e que eu pudesse praticar o resto da minha vida... e encontrei o Aikido.

 

WM:  O que é exatamente o Aikido e sua principal diferença entre outras artes marciais como judô, karatê, tai chi chuan?

M. Luiza: O Aikido é uma Arte marcial de defesa pessoal  que difere das demais por não haver competição nem espírito de combate. Outro diferença do Aikido é que não é violento nem agressivo, não trabalhamos com força muscular e sim com a nossa energia interna que chamamos de KI. "Ai" quer dizer Harmonia , "Ki" quer dizer energia vital e "Do" caminho espiritual ou via filosófica.

 

WM:  Qual é a sua graduação no Aikido e qual é graduação máxima possível?

M. Luiza: A minha graduação é cinto preto 4º grau e a graduação máxima é  8º grau.

 

WM:  Para alguém que se dedica a esta luta quantos anos leva para atingir a sua graduação? Do que depende? Qualquer pessoa pode alcançá-la?

M. Luiza: Primeiro é necessário dizer que Aikido não é uma luta e sim uma Arte Marcial como acabámos de dizer.  Qualquer pessoa pode alcançar esta graduação, agora o tempo necessário!? depende muito de cada pessoa. Habilidade, dedicação e persistência são factores que irão influenciar muito.

 

WM:  Qualquer pessoa pode praticar o Aikido, há alguma restrição?

M. Luiza: Não há nenhuma restrição para a prática do Aikido hoje eu trabalho com crianças a partir de 3 anos e até senhores de 60 anos. O meu mestre tem 79 anos e ainda pratica.

 

WM:  A defesa pessoal é melhorada?

M. Luiza: O que é defesa pessoal hoje em dia? Lutar com um assaltante armado de uma pistola? Impossível não é? Mas posso afirmar que a defesa pessoal do praticante é melhorada, pois sentimo-nos mais seguros e tranquilos para vencer os desafios da  nossa vida. A tranquilidade, serenidade, os reflexos, a habilidade corporal e a saúde em geral é melhorada.

 

WM:  Qual é o seu trabalho hoje?

M. Luiza: O meu trabalho é dar aulas de Aikido e de Arte e dirigir o meu Grupo de Aikido.

 

WM:  A Sra. consegue viver do seu trabalho?

M. Luiza: Sim, consigo viver do meu trabalho.

 

WM: Há preconceito em mulheres participarem do Aikido? A Sra. já sofreu algum preconceito por ser mulher?

M. Luiza: Não felizmente a comunidade do Aikido é bastante aberta neste sentido e eu soube abrir o meu caminho neste universo tão masculino, sem contudo perder a minha feminilidade.

 

WM: O que a Sra. faz em seus momentos de lazer?

M. Luiza: Namoro, vou ao cinema, leio e quando dá viajo ou vou para a praia.

 

WM:  A Sra. é casada, têm filhos?

M. Luiza: Sou separada e tenho uma linda filha.

 

WM:  A Sra. gostaria de dar uma mensagem final para nossas leitoras?

M. Luiza: Vejo que muitas mulheres por questão estética perdem muitas horas em academias e em actividades repetidas e sem sentido.
Gostaria de dizer a elas que procurem como eu procurei, uma actividade que não seja somente física, uma actividade  que lhes dei-a prazer e faça sentido na sua vida, que estimule a sua inteligência e que seja sempre inovadora.
 

Um Grande Abraço.

                                                                        Fim