Para
Maria Luiza o Aikido
mudou a sua vida.
Hoje ela concilia
sua antiga profissão
– Professora de
Artes Plásticas
– com aulas de Aikido
e a Direcção da
Associação.
Conheça-a melhor
e o que é o Aikido,
lendo a entrevista
abaixo.
WM: Qual é a sua
formação profissional?
M. Luiza:
A minha formação
inicial é em Artes
Plásticas, me formei
pela FAAP.
No Aikido a minha
formação foi com
o Mestre Keisen
Ono.
WM: Qual é a sua
atividade profissional?
M. Luiza:
A minha actividade
profissional actual
é dividida entre
as aulas de Aikido
em escolas
e na Associação
de Aikido da qual
eu sou Presidente
e as aulas de Arte
no Ensino Médio
do Colégio Sion.
WM: Como foi que
a Sra. se interessou
pelo Aikido e há
quanto tempo a Sra.
o pratica?
M. Luiza:
Eu pratico Aikido
há 25 anos. Quando
iniciei os meus
treinos estava procurando
alguma actividade
que equilibrasse
o meu corpo e o
meu lado psicológico
e que eu pudesse
praticar o resto
da minha vida...
e encontrei o Aikido.
WM: O que
é exatamente o Aikido
e sua principal
diferença entre
outras artes marciais
como judô, karatê,
tai chi chuan?
M. Luiza:
O Aikido é uma Arte
marcial de defesa
pessoal que
difere das demais
por não haver competição
nem espírito de
combate. Outro diferença
do Aikido é que
não é violento nem
agressivo, não trabalhamos
com força muscular
e sim com a nossa
energia interna
que chamamos de
KI. "Ai" quer dizer
Harmonia , "Ki"
quer dizer energia
vital e "Do" caminho
espiritual ou via
filosófica.
WM: Qual é
a sua graduação
no Aikido e qual
é graduação máxima
possível?
M. Luiza:
A minha graduação
é cinto preto 4º
grau e a graduação
máxima é 8º
grau.
WM: Para alguém
que se dedica a
esta luta quantos
anos leva para atingir
a sua graduação?
Do que depende?
Qualquer pessoa
pode alcançá-la?
M. Luiza:
Primeiro é necessário
dizer que Aikido
não é uma luta e
sim uma Arte Marcial
como acabámos de
dizer. Qualquer
pessoa pode alcançar
esta graduação,
agora o tempo necessário!?
depende muito de
cada pessoa. Habilidade,
dedicação e persistência
são factores que
irão influenciar
muito.
WM: Qualquer
pessoa pode praticar
o Aikido, há alguma
restrição?
M. Luiza:
Não há nenhuma restrição
para a prática do
Aikido hoje eu trabalho
com crianças a partir
de 3 anos e até
senhores de 60 anos.
O meu mestre tem
79 anos e ainda
pratica.
WM: A defesa
pessoal é melhorada?
M. Luiza:
O que é defesa pessoal
hoje em dia? Lutar
com um assaltante
armado de uma pistola?
Impossível não é?
Mas posso afirmar
que a defesa pessoal
do praticante é
melhorada, pois
sentimo-nos mais
seguros e tranquilos
para vencer os desafios
da nossa vida.
A tranquilidade,
serenidade, os reflexos,
a habilidade corporal
e a saúde em geral
é melhorada.
WM: Qual é
o seu trabalho hoje?
M. Luiza:
O meu trabalho é
dar aulas de Aikido
e de Arte e dirigir
o meu Grupo de Aikido.
WM: A Sra.
consegue viver do
seu trabalho?
M. Luiza:
Sim, consigo viver
do meu trabalho.
WM: Há preconceito
em mulheres participarem
do Aikido? A Sra.
já sofreu algum
preconceito por
ser mulher?
M. Luiza:
Não felizmente a
comunidade do Aikido
é bastante aberta
neste sentido e
eu soube abrir o
meu caminho neste
universo tão masculino,
sem contudo perder
a minha feminilidade.
WM: O que a Sra.
faz em seus momentos
de lazer?
M. Luiza:
Namoro, vou ao cinema,
leio e quando dá
viajo ou vou para
a praia.
WM: A Sra.
é casada, têm filhos?
M. Luiza:
Sou separada e tenho
uma linda filha.
WM: A Sra.
gostaria de dar
uma mensagem final
para nossas leitoras?
M. Luiza:
Vejo que muitas
mulheres por questão
estética perdem
muitas horas em
academias e em actividades
repetidas e sem
sentido.
Gostaria de dizer
a elas que procurem
como eu procurei,
uma actividade que
não seja somente
física, uma actividade
que lhes dei-a prazer
e faça sentido na
sua vida, que estimule
a sua inteligência
e que seja sempre
inovadora.
Um Grande Abraço.