Christian Tissier 7º Dan AikikaiHá Mestres que a simples evocação do seu nome nos leva a recordar um estilo de praticar o Aikido. O Aikido é Aikido, no entanto a forma como se usa o corpo durante a execução das Técnicas identifica o estilo pessoal de cada Mestre.Christian Tissier ganhou o direito de ser considerado como um Mestre especial, o seu estatuto actualmente na Europa e quiçá no Mundo inteiro é mais que merecido. Christian Tisser é actualmente 7ºDan de Aikido, grau concedido pelo já falecido, 2º Doshu Kisshomaru Ueshiba. C. Tissier é muito ligado à Aikikai de Tokio, lugar onde cerca de 7 anos estudando o Aikido. É também o representante em França da Federação Francesa de Aikido Aikibudo e Afiliadas "F.F.A.A.A.". Nascido em Paris em 1951, começou a praticar Aikido em 1962 com o Mestre Japonês Nakazano. Com a idade de 18 anos e antes de entrar na Universidade, decidiu ir passar 6 meses ao Japão, mas o seu destino mudou completamente e após chegar, foi ficando cada mais vez mais apaixonado por tudo o que o rodeava, acabando por ficar cerca de 7 anos a treinar Aikido na Aikikai. De regresso a França em 1977, dedica-se inteiramente ao ensino e à expansão do Aikido (Vincennes. Cercle Christian Tissier), o seu centro é mundialmente conhecido e é sem dúvida uma fonte produtora de cintos negros e Professores. ENTREVISTA:P. Qual foi o motivo que o levou a ir para o Japão? C.Tissier: Por desafio, por gostar da aventura e também porque nessa época ultrapassava os limites do Aikido em França. Eu pensava que só o facto de pisar solo Japonês era suficiente para chegara ser brilhante. A ingenuidade da juventude! P. Quando chegou ao Japão como foi o primeiro contacto com a Aikikai? C.Tissier: Nessa época havia pouquíssimos voos para o Japão e os preços eram muitos caros. Cheguei ao Japão no Transiberiano, a viagem durou 3 semanas. O primeiro contacto foi na mesma noite da chegada a Tóquio. Mestre Yamaguchi tinha sido avisado da minha ida para o Japão pelo meu Mestre Nakazano, tive uma recepção calorosa. P. Com era o ambiente no Dojo da Aikikai? C.Tissier: Senti-me um pouco isolado, o contacto com os Japoneses era difícil e com os Sensei era muito distante. Foi triste, senti-me muito só, depois vim a saber que eles não sabiam muito bem como agir comigo, estavam muito intrigados com a minha presença. Depois de me verem todos os dias e várias horas por dia no Dojo ganharam confiança comigo, essa inspiração de confiança que ainda hoje se mantêm. P. Os métodos de praticar eram diferentes? C.Tissier: Sim foi uma total descoberta apesar de eu ser um 2º Dan. Um vocabulário novo com princípios diferentes. Um vocabulário que eu não sabia que fazia parte do Aikido. As técnicas eram muito estruturadas, pouca aplicação de Kokyu Nage. Havia muito trabalho de base. A prática era quase idêntica. P.
Pensou nessa época chegar a ser um Mestre de Aikido reconhecido
mundialmente?C.Tissier: Não, não pensei! Bem, talvez sim! Em segredo sonhava distinguir-me, como ocidental era inimaginável um dia obter o 6º Dan. P. O Mestre Yamaguchi e o Mestre Ueshiba são os seus modelos? C.Tissier: Sim, são os meus modelos. Tenho um eterno reconhecimento ao Mestre K. Ueshiba, a sua morte entristeceu-me profundamente, passei com ele algum tempo em sua casa, dois meses antes da sua morte. Mestre Yamaguchi, "O génio do Aikido" com um grande rigor sobre os princípios e uma grande liberdade na sua acção. Seu carisma era fascinante. O seu desaparecimento a 23 de Janeiro de 1997 foi um grande golpe no Mundo do Aikido. Em todos os instantes do treino o Mestre Yamaguchi tinha sempre o ideal da perfeição. Fim Dados recolhidos por: A.D.A.S. - 2009 |