Re: Um Chefe ou um Líder, o que será o seu Superior?
De: Offline luis.silva
Enviada: terça-feira, 12 de Janeiro de 2010 16:41:51
Para: web@aikidoadas.com
Boa tarde,
 
como comentário ao assunto de Líder ou Chefe gostaria de referir que mesmo
que uma pessoa possua algumas qualidades de liderança, liderar não é
fácil.
Eu Chefe nunca fui e com os meus 29 anos e pouca experiência de vida e
profissional fui durante 4 anos presidente da Direcção de uma Associação
Juvenil. Tentei liderar o "núcleo duro" da associação da melhor maneira,
dando o exemplo, sendo o primeiro a fazer as coisas, tendo a razão do meu
lado. No entanto, deparei-me com diversos problemas ou desafios
nomeadamente no que às pessoas dizia respeito. Houve pessoas que
integraram esse grupo e que começaram de alguma forma a desafiar a minha
liderança e a desunir a equipa. Para grande tristeza minha quando senti o
grupo a dividir-se e mesmo algumas pessoas que me eram fiéis e que eu
valorizava e necessitava para "fazer as coisas acontecerem", afastarem-se
de mim e não querendo arranjar conflitos pessoais, decidi abandonar a
associação.
A liderança não é um assunto fácil, pois, se eu me limitasse a exigir que
o grupo fizesse o que eu queria como acontecia na maior parte das vezes eu
tornava-me num ditador. Deixem-me que vos diga que o poder é algo muito
viciante. Sabe muito bem para o nosso ego que os outros façam aquilo que
nós queremos. Por outro lado, também é necessário ter em atenção os
interesses e ambições dos outros membros que podem colidir com os nossos.
Eu aprendi alguma coisa com esta experiência, nomeadamente, a importância
de se escolher as pessoas correctas para o nosso grupo. Pessoas honestas,
competentes e em quem podemos confiar. Este é na minha opinião um passo
decisivo para a liderança de uma equipa de sucesso.
Este assunto é para mim muito interessante e tenho também algumas dúvidas.
Uma vez ouvi que se se pretender atacar um grupo os primeiros alvos a
abater é o que vai à frente e o que está em último lugar. O primeiro
porque é o líder, é o mais forte e o último porque é o mais fraco.
Sendo assim parece que o mais sensato quando se está num grupo é ficar no
meio. Até que ponto é bom para nós liderar um grupo? Estar à frente? Dar a
cara?
Até porque me parece que vivemos num país em que aquele que é realmente
inteligente não é o que toma a iniciativa mas aquele que fica à espera que
seja outro a fazer o trabalho e depois vai colher também dos seus frutos.
 
Melhores cumprimentos
 
Luís Silva