Uma grande Alma: de 07-04-2010

A vontade de muitas pessoas é a de não passar nesta vida, sem deixar a sua marca, também é verdade que a maioria simplesmente vive o seu dia-a-dia.

Sempre houve e sempre haverá pessoas que fazem e farão a diferença. São pessoas que procuram intervir positivamente de forma grandiosa ou brilhante na sociedade ou na cultura, desporto, ciência, etc., essas pessoas são as grandes almas.

É comum a expressão "É pequeno, mas tem uma grande alma.". O que é curioso nesta expressão popular, é a designação "pequeno".
  Supõe-se que uma grande alma tem que habitar um grande corpo e quando o corpo é o de um Ser humano baixinho ou magrinho, isso causa muito mais admiração ou surpresa.
  Uma grande alma não necessita de ter um grande corpo, nem um grande corpo corresponde a uma grande alma. Esta comparação é em tudo semelhante a uma outra, que a grande maioria das pessoas faz com uma pessoa rica e uma rica pessoa.
Uma rica pessoa é uma pessoa rica em valores humanos, os seus princípios, as suas atitudes são admiradas por todos, são pessoas admiráveis.
  Uma pessoa rica é normalmente considerada uma pessoa importante, uma pessoa de grandes talentos, é considerada como uma pessoa que sabe de tudo porque tem quase tudo.  Isto é um erro! Assim como é um erro pensar-se que um grande corpo corresponde a uma grande alma, também é um erro pensar-se que uma pessoa rica é uma "rica" pessoa. Uma pessoa rica normalmente não é uma rica pessoa, mas existem pessoas com ambas as características, assim como com os corpos grandes e as grandes almas.

As grandes almas estão doentes, estão dominadas pela "Mente das massas".

A Alma da Terra!
A alma é o coração do Planeta Terra.Será que o Planeta tem uma Alma? Há quem afirme que sim, que a Terra tem uma Alma e que essa Alma é composta por todo o estado de consciência de todos os seres humanos. Se for verdade, se o estado de consciência de todos cria a Alma deste Planeta, então poderemos ser nós os causadores do aparecimento de tantos flagelos, que assolam os seus habitantes em vários pontos do Globo e até mesmo da incapacidade que o Planeta tem de se regenerar?!
  Se pensarmos que o nosso estado de consciência é baseado no prazer imediato e que a ausência de obtenção de bens, de luxos ou a satisfação de simples vaidades, alteram o nosso estado de consciência para uma posição de um grande negativismo. Talvez sejamos em conjunto os causadores da Alma do Planeta Terra estar doente?

As Empresas têm Alma!
As Empresas são constituídas pelas pessoas que lá trabalham, o conjunto dessas pessoas cria uma Mente global, costuma-se dizer "Nesta Empresa todos remamos para o mesmo lado", isto tem um sentido de união de ideias e de acções. Se não houver uma união em harmonia, entre quem trabalha nas Empresas, haverá certamente divisão, calunia, maldade, todo um inferno desenvolvido pelas pessoas que se alvejam uns aos outros.
  Raramente uma Empresa sobrevive a uma "Doença" da sua Alma.

A Alma vive no coração da identidade corporativa.
Para dar voz, força e ação a uma identidade, é preciso que o seu estado de consciência não seja dominado pelo negativismo dos pensamentos da sua corporação. O negativismo surge sempre pela ambição desmedida de alguns, que espalham a calunia, corroem a paz, fazem tudo para atingir os seus objectivos de melhor salário e menos trabalho.


Um pequeno homem uma grande alma!

 Gandhi Lider da independência da India.Um homem que ficou na História, um homem que lutou e venceu sem usar armas mortíferas, era uma "Grande Alma".

Quando se estuda sobre este homem, passa-se com os olhos por cima dos seus feitos a uma velocidade superior à da indiferença ou da ignorância. Ninguém consegue ter uma ideia do que sofreu para ajudar o seu Povo o seu País a obter a independência.
Mohandas Gandhi, mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (”Mahatma”, do sânscrito “A Grande Alma”), foi um ser humano incrível e muito à frente do seu tempo.
Porquê, Grande Alma?
As Grandes Almas não se deixam abater pelo negativismo de ninguém, nem se deixam dominar pela vaidade ou pelo luxo, as Grandes Almas lutam por valores superiores, valores que defendem o colectivo, o corporativo.
  Este homem vestia do modo mais simples que se pode imaginar e deslocava-se de preferência a pé.
Um homem destes é sempre admirável, assim como Mandela, Madre Teresa, entre tantos são tão poucos os que fazem a diferença.

A Alma do Países!
Os Guerreiros Samurais eram homens que lutavam pela honra e pela causa Seppuko pela honra.nobre, tinham um valor inigualável na Sociedade Japonesa. Estes homens cometiam o HaraKiri por ordem do seu Senhor ou por perda da sua honra. Não viviam no luxo ou na pobreza, vivam com o necessário para sobreviver.
  O Japão imergiu da Grande Guerra triunfando sobre a grande miséria e pobreza existente, graças ao "Espírito Samurai" que existia em milhares dos seus habitantes e hoje é considerada a segunda maior economia do Mundo.
Também o Japão está doente da Alma?
Desde que o seu Povo começou a viver para o luxo e para a vaidade, já na década de 1970 no Japão comentava-se sobre tudo com a mesma palavra de hoje "Crise".
No Japão dos nossos dias a maior parte da população, não conhece nada sobre Artes Marciais e não são só os jovens. Vive-se para a vaidade, perderam os padrões que regeram os seus antepassados durante séculos. A grande maioria dos seus jovens procuram o mesmo dos outros jovens de outros Países desenvolvidos, alimentam unicamente a vaidade. Hoje qualquer jovem tem um carro, tem 2 ou 3 telemóveis, tem 2 ou 3 TVs LCD em casa, têm as melhores roupas (?!) de que se fala na Televisão, etc.; e os seus Pais? Esses, trabalham como escravos em linhas de montagem e tal como cá só podem ir ao Wc quando o chefe autoriza a sua substituição na frente de trabalho.

E Portugal, estará doente da Alma?
O nosso País está muito diferente para melhor, recordando o País de quando eu nasci, este Portugal é algo maravilhoso.

Há 40 anos a pobreza era tanta, que só é possível ter uma ideia de como se vivia, vendo imagens de agora, de outros Países pobres existentes na América Latina ou na África.
  Os pobres viviam em barracas feitas de chapas ou folhas metálicas e também de madeira. Eram pobres que andavam descalços com as roupas rasgadas ou cheias de remendos (os remendos eram feitos para tapar os buracos), estes pobres faziam uma enorme fila às portas das Igrejas e dos cemitérios, na esperança de obterem umas moedinhas.
havia o chamado sitio "Sopa dos pobres" normalmente era no refeitório da Legião Portuguesa, onde davam uma sopa e um bocado de pão por dia.
  Havia também os pobres trabalhadores que começavam a trabalhar quando nascia o Sol e largavam o trabalho quando o Sol se punha, não ganhando sequer para a família comer.
  Havia ainda outros pobres trabalhadores, os das Fabricas de conservas de peixe, que trabalhavam noite e dia, descansando 8 horas por dia e muitas das vezes nem isso, porque assim que a Fabrica ligava a sirene tinham que largar tudo em casa e voltar para o trabalho. A vantagem destes trabalhadores era a de poderem roubar algum peixe ao Patrão o qual escondiam junto das suas roupas interiores, depois de o envolverem em plástico, claro. 

Portugal era um País de Fabricas de conserva de peixe e só no distrito de Setúbal havia mais de mil.

Hoje nos nossos dias já vi "pobres" irem de carro buscar sacos com viveres, à junta de Freguesia ou à Caritas, bem vestidos bem calçados e a morarem em apartamentos, algumas vezes vi alguns cujos filhos jogavam na Playstation, enquanto a mãe não vinha com os sacos de víveres.
São Pobres de espírito ou Pobres de matérias? Ou simplesmente oportunistas que se servem da caridade alheia?
Na minha humilde opinião penso que o nosso País está "Doente" da alma.


A Mente das Massas!
Não há tempo para dedicar aos valores interiores, não há tempo para a O amor dos cisnes.Meditação, Concentração, Oração e até para Amar. Porquê?
  Estamos "Doentes" da Alma e estamos a corroer por dentro toda a nossa estabilidade emocional.
Haverá uma Solução?

Todos pensamos do mesmo modo " A Mente das Massas", todos pensamos que a solução é procurar mais prazer externo, mais viagens, mais roupa, mais objetos e quando não conseguimos adquirir mais e mais?
Sentimos infelicidade, tristeza, mágoa, pobreza, falta de entusiasmo para o trabalho, falta de vontade para tudo. Mesmo que estejamos dotados da maior de todas as riquezas. A saúde!

A missão dum Mestre de Artes Marciais é formar mentes fortes, pessoas capazes de resistirem às influências negativas da Mente das massas.
È triste quando vemos praticantes com grande formação psicológica e técnica, sucumbirem e caírem  na imobilidade duma cadeira ou sofá, vendo a sua vida passar olhando através dum ecrã, para a vida que os outros vão vivendo.

A Alma Lusa onde andará? Aquela alma que elevou os Portugueses e Portugal, em viagens impossíveis de circum-navegação, enfrentado o desconhecido e encontrando muitas vezes a morte, como aconteceu com Fernão de Magalhães (Sec.XVI).
  É triste ouvir notícias de mais de mil Empresas encerraram as suas actividades nos primeiros 3 meses do Ano  e ao mesmo tempo ouvir-se dizer que os Portugueses  movimentaram mais 94 milhões de euros que em 2009, num total de mais de 600 milhões de euros nesta Páscoa.
Ficamos a pensar se Portugal não será um País de Turistas ou será tudo efeito da Mente das Massas?
Quem será capaz de explicar este contra-senso? Fecham-se Empresas, mais de mil em 3 meses e gasta-se mais dinheiro que no Ano anterior?

As crianças continuam a crescer e todos os dias ensinamos coisas novas e sempre boas, é esse o objectivo do educador, do pai ou da mãe, educar no caminho do bem e pelo bem.
  Para mim que ensino as crianças a se concentrarem, meditarem e a se virarem para o seu interior em todas as aulas de Aikido, resta-me a consolação a alegria, o enorme prazer, de contribuir para que estas crianças descubram o caminho do seu Eu interior.
O futuro será feito por estas crianças de agora e por elas o meu melhor.

A sua saúde é a sua grande riqueza, pobres são os que a perderam.

 

"Quero agradecer pelo telefonema simpático, vindo duma plataforma do Mar do Norte, dum Português habitual leitor. Um abraço Sr. Germano e muitas felicidades."

 

Bons treinos

Orlando Marques