Uma grande
Alma: de 07-04-2010
A vontade de
muitas pessoas é a de não passar nesta vida, sem
deixar a sua marca, também é verdade que a maioria
simplesmente vive o seu dia-a-dia.
Sempre houve
e sempre haverá pessoas que fazem e farão a diferença.
São pessoas que procuram intervir positivamente
de forma grandiosa ou brilhante na sociedade ou
na cultura, desporto, ciência, etc., essas pessoas
são as grandes almas.
É comum a expressão
"É pequeno, mas tem uma grande alma.". O que é curioso
nesta expressão popular, é a designação "pequeno".
Supõe-se que uma grande alma tem que habitar um grande corpo e quando o corpo
é o de um Ser humano baixinho ou magrinho, isso
causa muito mais admiração ou surpresa.
Uma grande alma não necessita de ter um grande corpo, nem um grande corpo
corresponde a uma grande alma. Esta comparação é
em tudo semelhante a uma outra, que a grande maioria
das pessoas faz com uma pessoa rica e uma rica pessoa.
Uma rica pessoa é uma pessoa rica em valores humanos,
os seus princípios, as suas atitudes são admiradas
por todos, são pessoas admiráveis.
Uma pessoa rica é normalmente considerada uma pessoa importante, uma pessoa
de grandes talentos, é considerada como uma pessoa
que sabe de tudo porque tem quase tudo. Isto
é um erro! Assim como é um erro pensar-se que um
grande corpo corresponde a uma grande alma, também
é um erro pensar-se que uma pessoa rica é uma "rica"
pessoa. Uma pessoa rica normalmente não é uma rica
pessoa, mas existem pessoas com ambas as características,
assim como com os corpos grandes e as grandes almas.
As grandes
almas estão doentes, estão dominadas pela "Mente
das massas".
A Alma da
Terra!
Será
que o Planeta tem uma Alma? Há quem afirme que sim,
que a Terra tem uma Alma e que essa Alma é composta
por todo o estado de consciência de todos os seres
humanos. Se for verdade, se o estado de consciência
de todos cria a Alma deste Planeta, então poderemos
ser nós os causadores do aparecimento de tantos
flagelos, que assolam os seus habitantes em vários
pontos do Globo e até mesmo da incapacidade que
o Planeta tem de se regenerar?!
Se pensarmos que o nosso estado de consciência é baseado no prazer imediato
e que a ausência de obtenção de bens, de luxos ou
a satisfação de simples vaidades, alteram o nosso
estado de consciência para uma posição de um grande
negativismo. Talvez sejamos em conjunto os causadores
da Alma do Planeta Terra estar doente?
As Empresas têm
Alma!
As Empresas são constituídas pelas pessoas que lá
trabalham, o conjunto dessas pessoas cria uma Mente
global, costuma-se dizer "Nesta Empresa todos remamos
para o mesmo lado", isto tem um sentido de união
de ideias e de acções. Se não houver uma união em
harmonia, entre quem trabalha nas Empresas, haverá
certamente divisão, calunia, maldade, todo um inferno
desenvolvido pelas pessoas que se alvejam uns aos
outros.
Raramente uma Empresa sobrevive a uma "Doença" da sua Alma.
A Alma vive no coração da identidade corporativa.
Para dar voz, força e ação a uma identidade, é preciso
que o seu estado de consciência não seja dominado
pelo negativismo dos pensamentos da sua corporação.
O negativismo surge sempre pela ambição desmedida
de alguns, que espalham a calunia, corroem a paz,
fazem tudo para atingir os seus objectivos de melhor
salário e menos trabalho.
Um pequeno homem uma grande
alma!
Um
homem que ficou na História, um homem que lutou
e venceu sem usar armas mortíferas, era uma "Grande
Alma".
Quando se estuda
sobre este homem, passa-se com os olhos por cima
dos seus feitos a uma velocidade superior à da indiferença
ou da ignorância. Ninguém consegue ter uma ideia
do que sofreu para ajudar o seu Povo o seu País
a obter a independência.
Mohandas Gandhi, mais conhecido popularmente
por Mahatma Gandhi (”Mahatma”, do sânscrito “A Grande
Alma”), foi um ser humano incrível e
muito à frente do seu tempo.
Porquê, Grande Alma?
As Grandes Almas não se deixam abater pelo negativismo
de ninguém, nem se deixam dominar pela vaidade ou
pelo luxo, as Grandes Almas lutam por valores superiores,
valores que defendem o colectivo, o corporativo.
Este homem vestia do modo mais simples que se pode imaginar e deslocava-se
de preferência a pé.
Um homem destes é sempre admirável, assim como Mandela,
Madre Teresa, entre tantos são tão poucos os que
fazem a diferença.
A Alma do Países!
Os Guerreiros Samurais eram homens
que lutavam pela honra e pela causa
nobre,
tinham um valor inigualável na Sociedade Japonesa.
Estes homens cometiam o
HaraKiri
por ordem do seu Senhor ou por perda da sua
honra. Não viviam no luxo ou na pobreza, vivam com
o necessário para sobreviver.
O Japão imergiu da Grande Guerra triunfando sobre a grande miséria e pobreza
existente, graças ao "Espírito Samurai" que existia
em milhares dos seus habitantes e hoje é considerada
a segunda maior economia do Mundo.
Também o Japão está doente da Alma?
Desde que o seu Povo começou a viver para o luxo
e para a vaidade, já na década de 1970 no Japão
comentava-se sobre tudo com a mesma palavra de hoje
"Crise".
No Japão dos nossos dias a maior parte da população,
não conhece nada sobre Artes Marciais e não são
só os jovens. Vive-se para a vaidade, perderam os
padrões que regeram os seus antepassados durante
séculos. A grande maioria dos seus jovens procuram
o mesmo dos outros jovens de outros Países desenvolvidos,
alimentam unicamente a vaidade. Hoje qualquer jovem
tem um carro, tem 2 ou 3 telemóveis, tem 2 ou 3
TVs LCD em casa, têm as melhores roupas (?!) de
que se fala na Televisão, etc.; e os seus Pais?
Esses, trabalham como escravos em linhas de montagem
e tal como cá só podem ir ao Wc quando o chefe autoriza
a sua substituição na frente de trabalho.
E Portugal, estará
doente da Alma?
O nosso País está muito diferente para melhor, recordando
o País de quando eu nasci, este Portugal é algo
maravilhoso.
Há 40 anos a
pobreza era tanta, que só é possível ter uma ideia
de como se vivia, vendo imagens de agora, de outros
Países pobres existentes na América Latina ou na
África.
Os pobres viviam em barracas feitas de chapas ou folhas metálicas e também
de madeira. Eram pobres que andavam descalços com
as roupas rasgadas ou cheias de remendos (os remendos
eram feitos para tapar os buracos), estes pobres
faziam uma enorme fila às portas das Igrejas e dos
cemitérios, na esperança de obterem umas moedinhas.
havia o chamado sitio "Sopa dos pobres" normalmente
era no refeitório da Legião Portuguesa, onde davam
uma sopa e um bocado de pão por dia.
Havia também os pobres trabalhadores que começavam a trabalhar quando nascia
o Sol e largavam o trabalho quando o Sol se punha,
não ganhando sequer para a família comer.
Havia ainda outros pobres trabalhadores, os das Fabricas de conservas de
peixe, que trabalhavam noite e dia, descansando
8 horas por dia e muitas das vezes nem isso, porque
assim que a Fabrica ligava a sirene tinham que largar
tudo em casa e voltar para o trabalho. A vantagem
destes trabalhadores era a de poderem roubar algum
peixe ao Patrão o qual escondiam junto das suas
roupas interiores, depois de o envolverem em plástico,
claro.
Portugal era um País de Fabricas de conserva de
peixe e só no distrito de Setúbal havia mais de
mil.
Hoje nos nossos
dias já vi "pobres" irem de carro buscar sacos com
viveres, à junta de Freguesia ou à Caritas, bem
vestidos bem calçados e a morarem em apartamentos,
algumas vezes vi alguns cujos filhos jogavam na
Playstation, enquanto a mãe não vinha com os sacos
de víveres.
São Pobres de espírito ou Pobres de matérias? Ou
simplesmente oportunistas que se servem da caridade
alheia?
Na minha humilde opinião penso que o nosso País
está "Doente" da alma.
A Mente das Massas!
Não há tempo para dedicar aos valores interiores,
não há tempo para a
Meditação,
Concentração, Oração e até para Amar. Porquê?
Estamos "Doentes" da Alma e estamos a corroer por dentro toda a nossa estabilidade
emocional.
Haverá uma Solução?
Todos pensamos do mesmo modo " A Mente das Massas",
todos pensamos que a solução é procurar mais prazer
externo, mais viagens, mais roupa, mais objetos
e quando não conseguimos adquirir mais e mais?
Sentimos infelicidade, tristeza, mágoa, pobreza,
falta de entusiasmo para o trabalho, falta de vontade
para tudo. Mesmo que estejamos dotados da maior
de todas as riquezas. A saúde!
A missão dum
Mestre de Artes Marciais é formar mentes fortes,
pessoas capazes de resistirem às influências negativas
da Mente das massas.
È triste quando vemos praticantes com grande formação
psicológica e técnica, sucumbirem e caírem
na imobilidade duma cadeira ou sofá, vendo a sua
vida passar olhando através dum ecrã, para a vida
que os outros vão vivendo.
A Alma Lusa onde
andará? Aquela alma que elevou os Portugueses e
Portugal, em viagens impossíveis de circum-navegação,
enfrentado o desconhecido e encontrando muitas vezes
a morte, como aconteceu com Fernão de Magalhães
(Sec.XVI).
É triste ouvir notícias de mais de mil Empresas encerraram as suas actividades
nos primeiros 3 meses do Ano e ao mesmo tempo
ouvir-se dizer que os Portugueses movimentaram
mais 94 milhões de euros que em 2009, num total
de mais de 600 milhões de euros nesta Páscoa.
Ficamos a pensar se Portugal não será um País de
Turistas ou será tudo efeito da Mente das Massas?
Quem será capaz de explicar este contra-senso? Fecham-se
Empresas, mais de mil em 3 meses e gasta-se mais
dinheiro que no Ano anterior?
As crianças continuam
a crescer e todos os dias ensinamos coisas novas
e sempre boas, é esse o objectivo do educador, do
pai ou da mãe, educar no caminho do bem e pelo bem.
Para mim que ensino as crianças a se concentrarem, meditarem e a se virarem
para o seu interior em todas as aulas de Aikido,
resta-me a consolação a alegria, o enorme prazer,
de contribuir para que estas crianças descubram
o caminho do seu Eu interior.
O futuro será feito por estas crianças de agora
e por elas o meu melhor.
A sua saúde é a sua grande
riqueza, pobres são os que a perderam.
"Quero agradecer
pelo telefonema simpático, vindo duma plataforma
do Mar do Norte, dum Português habitual leitor.
Um abraço Sr. Germano e muitas felicidades."
Bons treinos
|