O conhecimento: de 08-03-2010
Antes
de começar este tema gostaria de esclarecer o porquê
deste mesmo tema e se perguntarem o que é que isto
tem a ver com as Artes Marciais ou com a vida
dum Mestre de Artes Marciais? Eu diria que tem,
TUDO. Que maior harmonia pode-se descrever entre um homem e uma mulher, do que a harmonia de um casal que "acerta" a dançar harmoniosamente uma valsa! É por isso que muitas pessoas dizem que o Aikido parece uma dança, porque é tal a harmonia entre quem o pratica, que mais se parece com uma dança, uma linda e estranha dança, que se dança sem musica. O porquê? Porque vivi, vi e admirei acontecimentos que não acreditava serem possíveis, pensava como muitos que conheci e que conheço, que afirmam que tudo é material, ossos, carne e pó. Por isso não peço que acreditem no que escrevo, não acreditem em nada que lhes digam, simplesmente façam como eu fiz, procurem, procurem sem esforço e quando se abrir uma janela do conhecimento não a receiam, fechando-a como algo mau, deixem fluir os acontecimentos e nunca se iram arrepender.
O conhecimento
sempre atraiu a curiosidade e a investigação da
humanidade, mais ainda o conhecimento sobre o Futuro.
O Ser Humano sempre procurou saber o que irá suceder amanhã, ou o que irá suceder se fizer isto ou fizer aquilo. Sempre houve um grande interesse em saber sobre o Futuro e especialmente saber sobre os grandes e bons acontecimentos que o Futuro possa ter para nós.
Não
há dúvida que os incrédulos, os descrentes, não
utilizam os sensores de sensibilidade como as outras
pessoas que acreditam nos "Sinais". São geralmente
pessoas descritas como materialistas as que têm
a ideia de que o "Poço do Conhecimento" é uma ilusão.
Não é um defeito, mas também não é uma virtude,
todos temos o nosso papel nesta existência e devemos
respeito uns aos outros. Durante muitos anos contactei com pessoas que tinham capacidades extra-sensoriais especiais, na sua grande maioria eram mulheres e também alguns homens. Não deixa de ser interessante o fato de serem as mulheres as que têm mais tendência, para seguir estas ideias, do uso das capacidades extra-sensoriais. As idades destas pessoas com capacidades extra-sensoriais variam, assim como o seu grau de formação cultural ou ainda o seu estatuto social. Na descrição a seguir podem seguir alguns dos links de alguns dos vários métodos de adivinhação, futurismo, etc., todos estes métodos desenvolvidos ao longo dos anos, tinham todos por base o mesmo instrumento natural e comum, A Mente Humana.
Se seguirem qualquer destes Links, ficarão surpreendidos com a quantidade de métodos usados pelo Ser Humano, para saber "coisas" que estão invisíveis no momento, é incrível. Vamos ao I-Ching antes de avançar na descrição dos fenómenos a que assisti, alguns nunca esquecerei, foram de arrepiar e de impedir de pegar no sono por muitas horas.
Depois de escrever num papel a pergunta (Sempre só uma pergunta de cada vez), o adivinho teria que se concentrar nessa pergunta que tinha colocado e baralhar as moedas entre as mãos em concha e fechadas, durante alguns segundos. Com o primeiro lançamento das moedas obteria um resultado de Ex.: 3+2+2=7 ou outro qualquer e assim deveria escrever a primeira linha do hexagrama, começando de debaixo para cima até completar os 6 lançamentos de moedas. Aos números impares deveria atribuir uma linha contínua, e aos números pares deveria atribuir uma linha descontínua ex.: -- . Se saísse um 9 ou um 6 consideraria essa linha como uma resposta directa, sendo o número 9 marcado assim ex.: -o- "Yang" e o 6 marcado assim ex.: -x- "Yin", sempre que saía uma linha móvel Yin ou Yang havia direito a um segundo hexagrama que corresponderia como que a um resultado da primeira ação. Os hexagramas obtidos pelo lançamento das moedas, são depois procurados num mapa de 64 hexagramas, onde se encontra sempre um exemplo do hexagrama que se obteve. Em cada hexagrama há uma resposta por cada uma das 6 linhas, à nossa questão ou pergunta, mas só se pode pegar nessa resposta se sair um 6 ou 9, de outro modo tem-se que considerar os outros aspectos desse hexagrama. Quais os outros aspectos? Segundo a literatura chinesa, tudo indica que foi na era do mítico Imperador chinês Fu Hsi que surgiu o I-Ching, cerca de 3000 anos antes de Cristo. Pensam que foi ele o inventor dos 8 trigramas básicos e das suas combinações em 64 hexagramas. A seguir surge outra figura, o Rei Wen, que segundo pensam foi o autor do texto "O Julgamento" atribuído a cada um dos hexagramas. O Duque de Chou, filho do Rei, incorporou "O Comentário" um texto muito significativo, às linhas mutáveis 6 e 9. Finalmente um grande filósofo chinês e também considerado grande sábio, Confúcio, é considerado o autor dos textos, "À Imagem" e "Comentário" que tem cada um dos hexagramas. Os outros aspectos do hexagrama são pequenos textos; O Julgamento, À Imagem e O Comentário. È muito complexo este método de adivinhação, não concordam? Vamos a outro método. A Cartomancia ou a Quiromancia também é muito usada, as cartas podem ser do tipo do Tarot ou simplesmente cartas vulgares usadas em jogos do Poker ou Sueca, etc., cada carta tem um significado e cada carta poderá influenciar a que lhe antecede ou a que lhe segue. As cartas permitem todo o tipo de perguntas, as quais nem sempre tem a devida resposta. Muitas das vezes há cartas tapadas, cartas que escondem segundas intenções, cartas que o Cartomante não acredita no seu significado directo.
Nessas 78 Cartas, há 22 cartas que são os "ARCANOS MAIORES" e 56 que são os "ARCANOS MENORES". Os sábios egípcios encerraram toda a sabedoria que tinham herdado, todos os conhecimentos que possuíam, toda a Verdade que lhes era acessível a respeito de DEUS, do UNIVERSO e do HOMEM nessas lâminas a que se chama o Tarot.
A Cartomancia
tem muitos adeptos, incluindo vedetas do Desporto
e da Política, figuras da Sociedade que procuram
na Cartomancia, saber de "coisas" do futuro, entre
outras "coisas" da sua vida. A Quiromancia ou a "Leitura das Linhas das Mãos", é também muito antiga, mas actualmente já não é baseada no mesmo método. Antigamente eram mulheres de origem Cigana, as que se dedicavam a esse tipo de adivinhação, era comum vê-las nas Feiras com as suas tendas ou pelas ruas de qualquer localidade a exercerem essa actividade. Talvez tenham sido essas mulheres a batizarem as linhas das mãos, com os nomes com que actualmente são conhecidas. Linha da Cabeça, Linha da Vida, Linha do Coração, Linha da Sorte, Linha do Destino, Linha do Negocio, etc., além de outros sinais geométricos de reconhecido valor como o Triângulo = Energia, o Quadrado = Proteção, a Ilha = Doença, etc., entre outros de também grande importância. A Quiromancia é muito estranha também, especialmente
estranha porque quando vemos as mãos de um recém-nascido,
já é possível observar todas as linhas que acompanharão
o individuo para o resto da sua vida. É curioso
verificar que algumas linhas são quase cópias das
dos seus progenitores e noutras pessoas as linhas
são completamente diferentes das dos seus progenitores.
Pela prática da leitura, houve quem concebesse um
critério de análise, atribuindo acontecimentos fatídicos
da vida da pessoa ao momento da quebra da linha
ou da presença de um ilha ou de uma cruz. Também
do mesmo modo encontraram razões para identificar
o sucesso, o brilho social por uma estrela no final
da linha do destino ou ainda a justificação para
escapar milagrosamente a um acidente o fato de ter
o símbolo do quadrado sobre a linha da vida.Nos livros, os autores descrevem as várias formas de mãos, por exemplo; uma mão com os dedos gordos dizem que é sensualista, enquanto que a mão com os dedos nodosos são filósofos, por outro lado os dedos fininhos são psíquicos, enquanto que com os dedos espatulados são práticos. A forma da mão também pode ser Cónica, Quadrada, etc., se quiser poderá debruçar-se mais sobre esta "Mancia", há muitos livros por onde escolher. Parece que o nosso cérebro marca nas palmas das nossas mãos, aquelas linhas de acordo com a condição de fabrico do nosso corpo. Há corpos que nascem com falhas de fabrico e outros bem perfeitinhos, não me estou a referir à beleza exterior e sim às condições físicas que permitem ao individuo viver a existência sem sofrer de doenças. Se um corpo em boas condições for vitima de abusos que prejudiquem o seu bom funcionamento será evidente que tarde ou cedo haverá falhas. Muito mais facilmente se fará notar as falhas na presença de abusos se o fabrico do corpo foi dotado de deficiências. Portanto para se fazer futurologia com a Quiromancia, só será possível referindo as condições físicas do individuo, nunca se poderá dizer a esse individuo que irá encontrar um homem rico e que ele lhe dará uma vida de luxo e prazer (Conversa muito comum nas leituras das ciganas) terá muitas casas e irá viajar muito pelo mundo inteiro. Mediunidade o que é? Depois de ler sobre tantos métodos e tantas técnicas, chegamos à conclusão que tudo reside no Ser humano, não importa quais os processos utilizados, é sempre o Ser humano o que recolhe o conhecimento sobre o futuro ou até mesmo sobre o passado. Eu comecei a interessar-me por estes assuntos depois de ter acontecido um caso deveras estranho numa aula de Aikido. Um jovem de 17 anos manifestou-se estranhamente durante uma aula de concentração, estávamos a ensaiar métodos de respiração e concentração da mente, quando ouvi um ruído de algo a cair. Ao abrir os olhos vi o jovem deitado sobre o tapete (tatami), parecia estar a dormir, pois estava de barriga para baixo e fazia uns sons de ressonar(?). Chamei-o pelo nome numa tentativa de o acordar, os outros praticantes também notaram a anormalidade e de imediato todos nos levantamos para chegarmos perto do rapaz.
Tinha
23 anos e ensinava o Aikido no Pavilhão da antiga
Mocidade Portuguesa no Clube Naval, tinha uma enorme
curiosidade pelas demonstrações do "Ki" que o Mestre
Honda fazia de vez em quando, achava tudo muito
estranho. Naquela data os filmes era o que nos trazia
as novidades dos outros Países, até a TV era só
o canal 1 e apanhava-se o sinal com pouca qualidade.
Aquela experiência no Tatami foi a primeira e a ultima que eu vivi num Dojo, nunca nada semelhante voltou a acontecer no Tapete, já fiz muitas aulas de concentração e meditação, mas nunca nada igual aconteceu como naquela noite. O rapaz parecia querer escrever no tapete com os dedos, a sua cara estava virada para o lado oposto daquela mão que queria escrever, seu corpo estava mole, excepto aquele braço que parecia agarrado ao chão. Estávamos todos um pouco assustados com aquela experiência, não sabíamos como proceder, ainda houve quem dissesse que o melhor era chamar a ambulância e levá-lo para o Hospital. Fui buscar umas folhas de papel formato A4, de assuntos
sobre o Aikido (Eram os nossos "livros" sobre a
Arte, aquilo que o Mestre Honda escrevia nos papeis
e o pessoal depois fazia fotocópias para todos)
que estavam lá numa mesa e coloquei as folhas entalado
por baixo, na entrada da mão do rapaz e de seguida
coloquei uma caneta Parker entre os dedos, por cima.
Era admirável vê-lo a escrever, que velocidade impressionante,
era fantástico como ele era capaz de saber quando
tinha chegado ao fim da margem da folha e
voltava para o inicio da margem a seguir. Ao principio
não se percebia nada da escrita, eram uns gatafunhos
estranhos, mas depois de algumas páginas já conseguia
perceber tudo e até comunicar com quem estava usá-lo.Todos se foram rapidamente embora quando o rapaz começou a escrever, era arrepiante, era assustador. Eu fiquei porque na semana anterior, tinha conhecido uma pessoa que na mesa do café tinha falado sobre estes fenómenos, a senhora já tinha vivido umas experiências em França, onde se falava muito na mesa de pé de galo entre outros estranhos e arrepiantes assuntos.
Já passava
da meia-noite, sozinhos, eu e aquele rapaz, ali
estávamos nós, vivendo uma experiência que nem em
filmes aparecia em Portugal. O Cinema tinha começado
a libertar-se das amarras do Fascismo, agora (1977)
depois da Revolução eram só filmes de Pornografia
e Romance da Índia, incrível as salas de cinema
só passavam filmes, que tinham sido proibidos na
época da Ditadura.
Neste contexto põe-se
a questão. Quando nos dirigimos a um poço e queremos beber da sua água utilizamos um balde, esse balde vai preso numa corda e recolhe a água. Às vezes a água está muito funda e a corda não é suficiente, outras vezes a água está tão à superfície que podemos recolher a água com uma das mãos ou beber directamente com os nossos lábios.
A água
é o Conhecimento, o balde a corda e a mão são os
métodos usados pelos Seres humanos, para a recolha
desse conhecimento. "O Poço do Conhecimento" é de todos e para todos os que quiserem beber da sua água?! |
||||
| Cumprimentos | ||||
| OM | ||||
|