Ko-Tamura Sensei: de 13-07-2010

Nobuyoshi Tamura Mestre de Aikido e discípulo direto do Ósensei Morihei Ueshiba, partiu!
Data: 2-03-1933 a 9-07-2010

Quando alguém morre é normal falar-se dessa pessoa e mais ainda aqueles que estão ligados ao meio onde essa pessoa desenvolveu notáveis ações. Também eu vou escrever sobre Tamura Sensei, na tentativa de dar a conhecer um pouco deste pequeno grande homem.

Hombu Dojo - Sensei Tamura, Sensei Saski e OMA primeira vez que contatei com  Tamura Sensei foi num Estágio no Estoril/Lisboa no ano de 1984. Era ali naquele Ginásio dos Bombeiros do Estoril onde se realizava os Estágios com Tamura Sensei e curiosamente, talvez por ironia do destino, durante vários anos foi ali também, onde antes eu ia aos Sábados treinar com Honda Sensei, fazendo uma deslocação de Setúbal, através de vários meios de transporte público.

Desde 1984 e até 1995 durante todos os anos inscrevi no meu Yudansha card o registo da participação nos Estágios com Tamura Sensei, também por duas vezes participei em Estágios em França e por uma vez treinei Aikido com o Mestre Tamura no Dojo da Hombu em Tóquio. Essa foi a última vez que estive com Tamura Sensei, ele estava lá na Hombu Dojo participando no treino do Mestre Sasaki Sensei como um outro qualquer aluno.

Voltarei ao tema Tamura Sensei de imediato.

A segunda vez que fui ao Japão, foi no ano de 1999, e como é natural um dos meus desejos era ir treinar no Dojo da Hombu. Para mim ir ao Japão sem ir treinar na Hombu Dojo, seria como aquele ditado Português, "ir a Roma e não ver o Papa".
   Honda Sensei no ano anterior tinha telefonado para a Hombu Dojo para saber detalhes sobre os valores a pagar por uma aula de Aikido e foi um choque quando soube dos preços, era preciso desembolsar 10 mil Yenes por uma aula de 1 hora. Feitas as contas e juntando o preço do bilhete de comboio de Izumisano até Tóquio, decidimos deixar para outra ocasião. Recordo que naquela data a moeda portuguesa era o Escudo e valia metade do Yene, ou seja, 10 mil Yenes eram 20 mil escudos. O meu ordenado de Chefe de Produção era de 70 mil escudos, agora já têm uma idéia dos valores a pagar por uma aula de Aikido.

Na ultima vez que encontrei Tamura Sensei foi nas vésperas da Cerimónia da tomada de posse do novo Doshu da Aikikai, Moriteru Ueshiba. Tinha dormido na casa de Sasaki Sensei nos arredores de Tóquio. Vindo de Osaka/Izumisano tinha chegado de avião a Tóquio numa viagem com um poço de ar, que causou num piscar de olhos, uma queda de altitude do Avião de mais de 1000 metros, que susto. A viagem e a estadia tinha sido organizada e financiada pelo meu grande amigo Moriya San, este meu amigo conhecia Sasaki Sensei da Universidade e depois de falar com ele foi só comprar os bilhetes de Avião para mim e para Honda Sensei.

Sasaki Sensei aguardava por nós no Aeroporto para de seguida nos conduzir à sua casa através de vários meios de transporte público. A casa de Sasaki era uma vivenda de rés-do-chão e primeiro andar, sendo o rés-do-chão composto por uma sala com um Dojo (Seria naquele Dojo onde eu e Honda sensei teríamos algumas lições sobre o uso e manejo da katana.) e um altar Shinto.
  Achei um pouco estranho ver num altar religioso tantos pratos com fruta, fui depois esclarecido que era próprio da religião Shinto, uma religião com um Deus para cada coisa.

Pela manhã tomámos o pequeno-almoço, para mim foi só uma faneca frita, arroz, sopa, salada, água e um cálice de fresco sake, para eles Honda Sensei e Sasaki Sensei o pequeno-almoço dava para fazer um almoço para 4 pessoas, são assim os Japoneses.
   Depois de quase 2 horas em transportes públicos, com o Sasaki Sensei vestindo Háori e Hakama, atravessámos quase toda a cidade de Tóquio, ao chegar à Sede Mundial de Aikido notei de imediato uma grande atividade na entrada e também dentro das instalações. Havia muitos Mestres a circular naquela manhã, muitos tinham vindo de propósito de vários pontos do Mundo para a cerimónia do dia seguinte, "Tomada de posse do novo Doshu". Fui para os balneários que estava pejada de praticantes Sensei, seguindo de seguida para o Dojo, quando notei que Honda Sensei não estava vestido para praticar. Fiquei surpreendido e perguntei ao Honda Sensei porque não estava no Tatami, ele sorriu e disse-me que era só para mim.

Tema Tamura Sensei.

A Técnica de Tamura Sensei.Quando olhei em redor vi alguns dos Mestres que já conhecia de livros e de ouvir falar neles, tais como Sugano Sensei e o meu conhecido Tamura Sensei.

A aula era de Sasaki Sensei e era ele que ensinava, todos os outros Mestres praticavam de acordo com as suas instruções. Tamura Sensei virou-se na minha direção e convidou-me para treinar com ele Suwari Waza, ao princípio não entendi qual era a sua idéia e simplesmente fiz-lhe a saudação em Zarei, mas Honda Sensei que estava do lado de fora esclareceu-me quais eram as suas intenções. "Uuuaau" pensei eu com os meus botões, treinar comigo???!!!

Mais tarde Honda Sensei disse-me que tinham conversado sobre mim, que Tamura tinha mencionado o meu desaparecimento dos seus Estágios em Portugal, enquanto Honda Sensei contou-lhe qual tinha sido o meu papel com ele no Aikido em Portugal e o porquê de estar ali na Hombu Dojo. Também lhe disse que eu era convidado especial (não paguei nada) de Sasaki Sensei na sua aula  de Sábado de manhã.
Eles falaram de mim?! Precisava beliscar-me devia estar a sonhar. Homens que eu admirava profundamente, eram como heróis do meu imaginário, e falaram de mim?!

Tamura Sensei no Estoril.Tamura Sensei treinou deixando que eu fizesse as minhas técnicas à minha maneira sem correcções (muito raro), ele atacava shomen utchi e eu fazia Ikkio ura, depois eu ataquei enquanto ele fez exactamente o mesmo. Ali estava eu a treinar com um 8ºDan sem correcções técnicas, sem interrupções, sem ser abandonado em silêncio, depois de uma ou duas demonstrações da técnica. Era assim que eu conhecia Tamura Sensei, um Mestre de poucas palavras, que tentava demonstrar como se fazia a técnica, deixando o praticante tentar algumas vezes e depois virar as costas e seguir o seu caminho no Dojo.
   Normalmente as nossas tentativas de lhe fazer a técnica nunca eram bem sucedidas, ele resistia mostrando os nossos erros, faltava sempre alguma coisa para o executante fazer a técnica, era desencorajante, frustrante. Tamura Sensei era duro e exigente, curiosamente era paciente com as crianças e as senhoras. Os que pensavam que eram fortes e conhecedores do Aikido encontravam nele um Mestre inflexível e perturbador, porque quando ele nos deixava, ficava sempre a impressão que estávamos muito mal. Num Estagio recente em Roma com ele e Yamada Sensei, pude observar que a sua atitude era a mesma, pude observar como ficaram alguns Yudansha depois de tentarem executar com ele a técnica demonstrada. Frustrados!

Treino na Hombu Dojo.
Fomos interrompidos no nosso treino pela voz do Mestre Sasaki, ele estava chamar-me para ir junto dele. Outra surpresa?! Naquela primeira vez que estava a visitar Tóquio e a treinar na Hombu, ser chamado para demonstrar técnica? Não acreditava.

Sasaki Sensei pedia-me que lhe fizesse sobre o seu ataque de YokoMen Utchi a técnica Shiho Nage. Tentei timidamente fazer a técnica esperando por uma qualquer reacção de contra ataque ou bloqueio, era comum isso acontecer. Sasaki Sensei pediu a Honda Sensei que me dissesse para me defender na máxima força e velocidade, ele iria atacar forte e rápido.

Recordo-me dos braços do já falecido Koboiyashi Sensei eram grossos como troncos, mas fiquei com a sensação que os braços de Sasaki Sensei especialmente os seus pulsos eram ainda mais grossos, impressionante.
   Sasaki Sensei fez  Tobu Ukemi com o meu Shiho Nage, caindo com estrondo no Tatami. É por isto e outras do género que sinto prazer em ser projetado ou controlado quando treino inclusive com Kyus. Qual é o problema de cair (Ukemi), para alguns cintos negros Portugueses?

Fizemos algumas fotos juntos, eu e os Mestres Tamura Sensei e Sasaki Sensei, de seguida fui tomar um banho de água fria, já tinha acabado a água quente eram muitos e já na rua fomos juntos a um pequeno restaurante nas redondezas do Dojo. Sasaki, Honda, Tamura, Sugano e o Português caído do céu, entraram no estabelecimento. Já não havia mesas que dessem para o grupo, qual não foi a minha surpresa quando vi jovens praticantes japoneses, levantarem-se da mesa e darem os seus lugares.
   De todos os presentes Tamura Sensei era o mais silencioso, o que falava menos, mal esboçava um sorriso aos temas supostamente (os outros riam) engraçados que o Mestre Sasaki introduzia nas conversas. Sasaki Sensei é um filósofo, um professor universitário, um escritor, um padre Shinto, um Mestre de Aikido e a sua filosofia é entre outras ideias, saber rir e rir com prazer dá saúde e faz crescer. O único (que eu conheço) que termina as aulas com uma estrondosa gargalhada.

Voltámos com Sasaki Sensei para a sua residência, usando os mesmo métodos de transporte público, este será um outro tema.

Tema Tamura Sensei.

Nos Estágios em Portugal ou em França com Tamura Sensei, durante vários anos em que estive presente, foi-se acumulando o meu desapontamento sobre os seus métodos de ensino. Eu queria mais daquele Mestre  de toque fino e requintado, eu estava sempre filmando enquanto me deixavam, os seus Estágios. Era frustrante treinar no Estágio no Sábado e Domingo de manhã e de tarde, para depois voltar a casa com a sensação que não tinha aprendido nada. Quanto maior era o número de participantes menos tempo havia para os pormenores, e muitas das vezes só olhando, só vendo o que ele fazia, não era suficiente para aprender.

Tamura Sensei e o seu Espírito de Samurai.Alguns dos momentos que senti que tinha aprendido algo foi com acompanhantes seus, os quais perdiam o seu tempo ajudando no pormenor a entender os meandros das técnicas. Lembro-me de um Estágio nos Bombeiros do Estoril em que saí com um desconforto enorme na anca, por estar a fazer durante 2 horas seguidas a técnica Koshi nage.
Porquê?
Porque a maioria dos cintos negros e kyus não sabiam fazer koshi nage. Eu sabia fazer sem problemas, porque antes já tinha praticado Judo até ao 1º Kyu, com competição e o koshi nage é muito usado no Judo. O Mestre ficou descontente com os que estavam no Dojo e ficámos todos de "castigo" a treinar Koshi nage. Era assim Tamura Sensei, homem de fortes convicções e de forte caráter, respeitado com distinção em qualquer Dojo.

O meu 2º Dan foi obtido com exame através dele, foi o único exame que fiz com ele, apesar de o seguir nos seus Estágios por mais de 12 anos. Houve quem beneficiasse com este Mestre, com a sua proximidade, com a sua dedicação, houve quem abusasse dos privilégios de ser considerado o seu aluno em Portugal. Eu não fui de certeza beneficiado, nunca consegui graduar qualquer aluno durante os 12 anos em cinto negro e tive vários praticantes em 1º kyu, os quais se afastaram do Aikido e de mim por terem concluído que nunca iriam fazer exame para 1º Dan, e nunca fizeram. Tenho a certeza que Tamura Sensei nunca soube destes problemas com o seu representante em Portugal.
O ridículo desta situação era também o mais grave, os meus alunos que já andavam a alguns anos a perseguir o Yudansha, pelo que participavam em Estágios obrigatórios de 5 e 10 dias, entre vários encontros técnicos por ano, que também eram por sua vez obrigatórios. Viam entretanto, outros praticantes que treinavam com o dito representante, obterem o 1º Dan num ano de treino. Alguns destes guerreiros obtiveram Yudansha sem exame, por oferta.
A idade não alterou nada, continua sem valores que nos levem a admirá-lo, continua a provocar rupturas entre os que o seguem, com críticas avassaladoras e desuniões entre os seus iguais. Definitivamente falta-lhe princípios importantes, possivelmente nunca os terá nesta existência. Vamos a ver o que nos mostra o futuro.

Concordo que um praticante por ter mais de 50 anos de idade seja graduado, seja agraciado com Yudansha. Agora agraciar a esposa e amigos com Yudansha títulos de guerreiros, por troca de ações administrativas ou porque andam a bajular até obterem o grau que querem?! É de bradar ao céus.


Todos os que trabalham comigo na Arte do Aikido, sabem que ninguém salta graduações, que ninguém faz exame muito menos de Yudansha, só porque têm trabalhos administrativos ou porque me ajuda aqui ou acolá. Aqueles que têm graus de Yudansha que por razões diversas perderam técnica, são sempre avisados que estão fracos tecnicamente e que devem apurar os seus reais conhecimentos de acordo com o seu nível. Qualquer Yudansha (Porque não pode treinar por longo período de tempo) sem nível Técnico para tal, deverá treinar de cinto branco.
O Yudansha é um guerreiro, com espírito de guerreiro e com técnica de acordo com o seu grau de Yudansha.

Tamura Sensei já muito idoso.De ko-Tamura Sensei fica para a história a sua presença entre nós Portugueses, fica para história o quanto trabalhou para o desenvolvimento e a expansão do Aikido. Longe da sua terra, vivendo em França quase toda sua vida, ko-Tamura Sensei deixou profundas raízes do seu Aikido suave e incisivo, que iram perdurar nos tempos, através dos seus mais diretos alunos.

Para concluir devo acrescentar que foi uma fonte de onde bebi, mas não foi a única. Aconselho sempre aos que são meus alunos a nunca me seguirem olhando unicamente em frente, é importante que olhem para os  lados também.

 

Dou como exemplo.

O que gostei do Aikido de Koichi Tohei Sensei? O seu trabalho dedicado ao KI.
O que gostei do Aikido de Yamada Sensei? O seu trabalho dedicado aos movimentos suaves e delineados.
O que gostei do Aikido de Saito Sensei? O seu trabalho dedicado ao Buki Waza.
O que gostei do Aikido de Honda Sensei e seu Mestre Koboyashi Sensei? Armas reais, eficiência e rapidez marcial.
O que gostei do Aikido de Sasaki Sensei? A sua pedagogia e a sua filosofia de estar no treino com alegria.

E finalmente, do que gostei do Aikido de Tamura Sensei? Os movimentos curtos, incisivos, dureza.

Estudar todos e aprender de todos as suas especialidades, mas... respeitar sempre o seu Mestre, aquele que o iniciou.

ko-Tamura Sensei descanse em paz e com total Luz divina.

Nota do autor: Usar o cinto branco provisoriamente se esteve longo tempo sem treinar, só depois de perguntar ao seu Sensei e antes de entrar no Dojo.

 

Bons treinos

 

Orlando Marques