Ko-Tamura Sensei:
de 13-07-2010
Nobuyoshi Tamura
Mestre de Aikido
e discípulo direto
do Ósensei Morihei
Ueshiba, partiu!
Data: 2-03-1933
a 9-07-2010
Quando alguém morre
é normal falar-se
dessa pessoa e mais
ainda aqueles que
estão ligados ao
meio onde essa pessoa
desenvolveu notáveis
ações. Também eu
vou escrever sobre
Tamura Sensei, na
tentativa de dar
a conhecer um pouco
deste pequeno grande
homem.
A
primeira vez que
contatei com
Tamura Sensei foi
num Estágio no Estoril/Lisboa
no ano de 1984.
Era ali naquele
Ginásio dos Bombeiros
do Estoril onde
se realizava os
Estágios com Tamura
Sensei e curiosamente,
talvez por ironia
do destino, durante
vários anos foi
ali também, onde
antes eu ia aos
Sábados treinar
com Honda Sensei,
fazendo uma deslocação
de Setúbal, através
de vários meios
de transporte público.
Desde 1984 e até
1995 durante todos
os anos inscrevi
no meu Yudansha
card o registo da
participação nos
Estágios com Tamura
Sensei, também por
duas vezes participei
em Estágios em França
e por uma vez treinei
Aikido com o Mestre
Tamura no Dojo da
Hombu em Tóquio.
Essa foi a última
vez que estive com
Tamura Sensei, ele
estava lá na Hombu
Dojo participando
no treino do Mestre
Sasaki Sensei como
um outro qualquer
aluno.
Voltarei ao tema
Tamura Sensei de
imediato.
A segunda vez que
fui ao Japão, foi
no ano de 1999,
e como é natural
um dos meus desejos
era ir treinar no
Dojo da Hombu. Para
mim ir ao Japão
sem ir treinar na
Hombu Dojo, seria
como aquele ditado
Português, "ir a
Roma e não ver o
Papa".
Honda Sensei no ano anterior tinha telefonado para a Hombu Dojo para
saber detalhes sobre
os valores a pagar
por uma aula de
Aikido e foi um
choque quando soube
dos preços, era
preciso desembolsar
10 mil Yenes por
uma aula de 1 hora.
Feitas as contas
e juntando o preço
do bilhete de comboio
de Izumisano até
Tóquio, decidimos
deixar para outra
ocasião. Recordo
que naquela data
a moeda portuguesa
era o Escudo e valia
metade do Yene,
ou seja, 10 mil
Yenes eram 20 mil
escudos. O meu ordenado
de Chefe de Produção
era de 70 mil escudos,
agora já têm uma
idéia dos valores
a pagar por uma
aula de Aikido.
Na ultima vez que
encontrei Tamura
Sensei foi nas vésperas
da Cerimónia da
tomada de posse
do novo Doshu da
Aikikai, Moriteru
Ueshiba. Tinha dormido
na casa de Sasaki
Sensei nos arredores
de Tóquio. Vindo
de Osaka/Izumisano
tinha chegado de
avião a Tóquio numa
viagem com um poço
de ar, que causou
num piscar de olhos,
uma queda de altitude
do Avião de mais
de 1000 metros,
que susto. A viagem
e a estadia tinha
sido organizada
e financiada pelo
meu grande amigo
Moriya San, este
meu amigo conhecia
Sasaki Sensei da
Universidade e depois
de falar com ele
foi só comprar os
bilhetes de Avião
para mim e para
Honda Sensei.
Sasaki Sensei aguardava
por nós no Aeroporto
para de seguida
nos conduzir à sua
casa através de
vários meios de
transporte público.
A casa de Sasaki
era uma vivenda
de rés-do-chão e
primeiro andar,
sendo o rés-do-chão
composto por uma
sala com um Dojo
(Seria naquele Dojo
onde eu e Honda
sensei teríamos
algumas lições sobre
o uso e manejo da
katana.) e um altar
Shinto.
Achei um pouco estranho ver num altar religioso tantos pratos com fruta,
fui depois esclarecido
que era próprio
da religião Shinto,
uma religião com
um Deus para cada
coisa.
Pela manhã tomámos
o pequeno-almoço,
para mim foi só
uma faneca frita,
arroz, sopa, salada,
água e um cálice
de fresco sake,
para eles Honda
Sensei e Sasaki
Sensei o pequeno-almoço
dava para fazer
um almoço para 4
pessoas, são assim
os Japoneses.
Depois de quase 2 horas em transportes públicos, com o Sasaki Sensei
vestindo
Háori e Hakama,
atravessámos quase
toda a cidade de
Tóquio, ao chegar
à Sede Mundial de
Aikido notei de
imediato uma grande
atividade na entrada
e também dentro
das instalações.
Havia muitos Mestres
a circular naquela
manhã, muitos tinham
vindo de propósito
de vários pontos
do Mundo para a
cerimónia do dia
seguinte, "Tomada
de posse do novo
Doshu". Fui para
os balneários que
estava pejada de
praticantes Sensei,
seguindo de seguida
para o Dojo, quando
notei que Honda
Sensei não estava
vestido para praticar.
Fiquei surpreendido
e perguntei ao Honda
Sensei porque não
estava no Tatami,
ele sorriu e disse-me
que era só para
mim.
Tema Tamura
Sensei.
Quando
olhei em redor vi
alguns dos Mestres
que já conhecia
de livros e de ouvir
falar neles, tais
como Sugano Sensei
e o meu conhecido
Tamura Sensei.
A aula era de Sasaki
Sensei e era ele
que ensinava, todos
os outros Mestres
praticavam de acordo
com as suas instruções.
Tamura Sensei virou-se
na minha direção
e convidou-me para
treinar com ele
Suwari Waza, ao
princípio não entendi
qual era a sua idéia
e simplesmente fiz-lhe
a saudação em Zarei,
mas Honda Sensei
que estava do lado
de fora esclareceu-me
quais eram as suas
intenções. "Uuuaau"
pensei eu com os
meus botões, treinar
comigo???!!!
Mais tarde Honda
Sensei disse-me
que tinham conversado
sobre mim, que Tamura
tinha mencionado
o meu desaparecimento
dos seus Estágios
em Portugal, enquanto
Honda Sensei contou-lhe
qual tinha sido
o meu papel com
ele no Aikido em
Portugal e o porquê
de estar ali na
Hombu Dojo. Também
lhe disse que eu
era convidado especial
(não paguei nada)
de Sasaki Sensei
na sua aula
de Sábado de manhã.
Eles falaram de
mim?! Precisava
beliscar-me devia
estar a sonhar.
Homens que eu admirava
profundamente, eram
como heróis do meu
imaginário, e falaram
de mim?!
Tamura
Sensei treinou deixando
que eu fizesse as
minhas técnicas
à minha maneira
sem correcções (muito
raro), ele atacava
shomen utchi e eu
fazia Ikkio ura,
depois eu ataquei
enquanto ele fez
exactamente o mesmo.
Ali estava eu a
treinar com um 8ºDan
sem correcções técnicas,
sem interrupções,
sem ser abandonado
em silêncio, depois
de uma ou duas demonstrações
da técnica. Era
assim que eu conhecia
Tamura Sensei, um
Mestre de poucas
palavras, que tentava
demonstrar como
se fazia a técnica,
deixando o praticante
tentar algumas vezes
e depois virar as
costas e seguir
o seu caminho no
Dojo.
Normalmente as nossas tentativas de lhe fazer a técnica nunca eram
bem sucedidas, ele
resistia mostrando
os nossos erros,
faltava sempre alguma
coisa para o executante
fazer a técnica,
era desencorajante,
frustrante. Tamura
Sensei era duro
e exigente, curiosamente
era paciente com
as crianças e as
senhoras. Os que
pensavam que eram
fortes e conhecedores
do Aikido encontravam
nele um Mestre inflexível
e perturbador, porque
quando ele nos deixava,
ficava sempre a
impressão que estávamos
muito mal. Num Estagio
recente em Roma
com ele e Yamada
Sensei, pude observar
que a sua atitude
era a mesma, pude
observar como ficaram
alguns Yudansha
depois de tentarem
executar com ele
a técnica demonstrada.
Frustrados!
Treino na Hombu
Dojo.
Fomos interrompidos
no nosso treino
pela voz do Mestre
Sasaki, ele estava
chamar-me para ir
junto dele. Outra
surpresa?! Naquela
primeira vez que
estava a visitar
Tóquio e a treinar
na Hombu, ser chamado
para demonstrar
técnica? Não acreditava.
Sasaki Sensei pedia-me
que lhe fizesse
sobre o seu ataque
de YokoMen Utchi
a técnica Shiho
Nage. Tentei timidamente
fazer a técnica
esperando por uma
qualquer reacção
de contra ataque
ou bloqueio, era
comum isso acontecer.
Sasaki Sensei pediu
a Honda Sensei que
me dissesse para
me defender na máxima
força e velocidade,
ele iria atacar
forte e rápido.
Recordo-me dos braços
do já falecido Koboiyashi
Sensei eram grossos
como troncos, mas
fiquei com a sensação
que os braços de
Sasaki Sensei especialmente
os seus pulsos eram
ainda mais grossos,
impressionante.
Sasaki Sensei fez Tobu Ukemi com o meu Shiho Nage, caindo com
estrondo no Tatami.
É por isto e outras
do género que sinto
prazer em ser projetado
ou controlado quando
treino inclusive
com Kyus. Qual é
o problema de cair
(Ukemi), para alguns
cintos negros Portugueses?
Fizemos algumas
fotos juntos, eu
e os Mestres Tamura
Sensei e Sasaki
Sensei, de seguida
fui tomar um banho
de água fria, já
tinha acabado a
água quente eram
muitos e já na rua
fomos juntos a um
pequeno restaurante
nas redondezas do
Dojo. Sasaki, Honda,
Tamura, Sugano e
o Português caído
do céu, entraram
no estabelecimento.
Já não havia mesas
que dessem para
o grupo, qual não
foi a minha surpresa
quando vi jovens
praticantes japoneses,
levantarem-se da
mesa e darem os
seus lugares.
De todos os presentes Tamura Sensei era o mais silencioso, o que falava
menos, mal esboçava
um sorriso aos temas
supostamente (os
outros riam) engraçados
que o Mestre Sasaki
introduzia nas conversas.
Sasaki Sensei é
um filósofo, um
professor universitário,
um escritor, um
padre Shinto, um
Mestre de Aikido
e a sua filosofia
é entre outras ideias,
saber rir e rir
com prazer dá saúde
e faz crescer. O
único (que eu conheço)
que termina as aulas
com uma estrondosa
gargalhada.
Voltámos com Sasaki
Sensei para a sua
residência, usando
os mesmo métodos
de transporte público,
este será um outro
tema.
Tema Tamura
Sensei.
Nos Estágios em
Portugal ou em França
com Tamura Sensei,
durante vários anos
em que estive presente,
foi-se acumulando
o meu desapontamento
sobre os seus métodos
de ensino. Eu queria
mais daquele Mestre
de toque fino e
requintado, eu estava
sempre filmando
enquanto me deixavam,
os seus Estágios.
Era frustrante treinar
no Estágio no Sábado
e Domingo de manhã
e de tarde, para
depois voltar a
casa com a sensação
que não tinha aprendido
nada. Quanto maior
era o número de
participantes menos
tempo havia para
os pormenores, e
muitas das vezes
só olhando, só vendo
o que ele fazia,
não era suficiente
para aprender.
Alguns
dos momentos que
senti que tinha
aprendido algo foi
com acompanhantes
seus, os quais perdiam
o seu tempo ajudando
no pormenor a entender
os meandros das
técnicas. Lembro-me
de um Estágio nos
Bombeiros do Estoril
em que saí com um
desconforto enorme
na anca, por estar
a fazer durante
2 horas seguidas
a técnica Koshi
nage.
Porquê?
Porque a maioria
dos cintos negros
e kyus não sabiam
fazer koshi nage.
Eu sabia fazer sem
problemas, porque
antes já tinha praticado
Judo até ao 1º Kyu,
com competição e
o koshi nage é muito
usado no Judo. O
Mestre ficou descontente
com os que estavam
no Dojo e ficámos
todos de "castigo"
a treinar Koshi
nage. Era assim
Tamura Sensei, homem
de fortes convicções
e de forte caráter,
respeitado com distinção
em qualquer Dojo.
O meu 2º Dan foi
obtido com exame
através dele, foi
o único exame que
fiz com ele, apesar
de o seguir nos
seus Estágios por
mais de 12 anos.
Houve quem beneficiasse
com este Mestre,
com a sua proximidade,
com a sua dedicação,
houve quem abusasse
dos privilégios
de ser considerado
o seu aluno em Portugal.
Eu não fui de certeza
beneficiado, nunca
consegui graduar
qualquer aluno durante
os 12 anos em cinto
negro e tive vários
praticantes em 1º
kyu, os quais se
afastaram do Aikido
e de mim por terem
concluído que nunca
iriam fazer exame
para 1º Dan, e nunca
fizeram. Tenho a
certeza que Tamura
Sensei nunca soube
destes problemas
com o seu representante
em Portugal.
O ridículo desta
situação era também
o mais grave, os
meus alunos que
já andavam a alguns
anos a perseguir
o Yudansha, pelo
que participavam
em Estágios obrigatórios
de 5 e 10 dias,
entre vários encontros
técnicos por ano,
que também eram
por sua vez obrigatórios.
Viam entretanto,
outros praticantes
que treinavam com
o dito representante,
obterem o 1º Dan
num ano de treino.
Alguns destes guerreiros
obtiveram Yudansha
sem exame, por oferta.
A idade não alterou
nada, continua sem
valores que nos
levem a admirá-lo,
continua a provocar
rupturas entre os
que o seguem, com
críticas avassaladoras
e desuniões entre
os seus iguais.
Definitivamente
falta-lhe princípios
importantes, possivelmente
nunca os terá nesta
existência. Vamos
a ver o que nos
mostra o futuro.
Concordo que um
praticante por ter
mais de 50 anos
de idade seja graduado,
seja agraciado com
Yudansha. Agora
agraciar a esposa
e amigos com Yudansha
títulos de guerreiros,
por troca de ações
administrativas
ou porque andam
a bajular até obterem
o grau que querem?!
É de bradar ao céus.
Todos os que trabalham
comigo na Arte do
Aikido, sabem que
ninguém salta graduações,
que ninguém faz
exame muito menos
de Yudansha, só
porque têm trabalhos
administrativos
ou porque me ajuda
aqui ou acolá. Aqueles
que têm graus de
Yudansha que por
razões diversas
perderam técnica,
são sempre avisados
que estão fracos
tecnicamente e que
devem apurar os
seus reais conhecimentos
de acordo com o
seu nível. Qualquer
Yudansha (Porque
não pode treinar
por longo período
de tempo) sem nível
Técnico para tal,
deverá treinar de
cinto branco.
O Yudansha é um
guerreiro, com espírito
de guerreiro e com
técnica de acordo
com o seu grau de
Yudansha.
De
ko-Tamura Sensei
fica para a história
a sua presença entre
nós Portugueses,
fica para história
o quanto trabalhou
para o desenvolvimento
e a expansão do
Aikido. Longe da
sua terra, vivendo
em França quase
toda sua vida, ko-Tamura
Sensei deixou profundas
raízes do seu Aikido
suave e incisivo,
que iram perdurar
nos tempos, através
dos seus mais diretos
alunos.
Para concluir devo
acrescentar que
foi uma fonte de
onde bebi, mas não
foi a única. Aconselho
sempre aos que são
meus alunos a nunca
me seguirem olhando
unicamente em frente,
é importante que
olhem para os
lados também.
Dou como exemplo.
O que gostei do
Aikido de Koichi
Tohei Sensei? O
seu trabalho dedicado
ao KI.
O que gostei do
Aikido de Yamada
Sensei? O seu trabalho
dedicado aos movimentos
suaves e delineados.
O que gostei do
Aikido de Saito
Sensei? O seu trabalho
dedicado ao Buki
Waza.
O que gostei do
Aikido de Honda
Sensei e seu Mestre
Koboyashi Sensei?
Armas reais, eficiência
e rapidez marcial.
O que gostei do
Aikido de Sasaki
Sensei? A sua pedagogia
e a sua filosofia
de estar no treino
com alegria.
E finalmente, do
que gostei do Aikido
de Tamura Sensei?
Os movimentos curtos,
incisivos, dureza.
Estudar todos e
aprender de todos
as suas especialidades,
mas... respeitar
sempre o seu Mestre,
aquele que o iniciou.
ko-Tamura Sensei
descanse em paz
e com total Luz
divina.
Nota do autor: Usar
o cinto branco provisoriamente
se esteve longo
tempo sem treinar,
só depois de perguntar
ao seu Sensei e
antes de entrar
no Dojo.
Bons treinos
|