Já comeu Laumen?: de 06-07-2010Muitas pessoas têm a ideia que a comida Japonesa é essencialmente comida crua, mais concretamente Sushi. Normalmente quando se fala em ir comer a um Restaurante Japonês associa-se de imediato à ideia de ir comer Sushi. O Sushi tem que vir acompanhado com o arroz, enquanto o Sashime é carne ou peixe cru simples e fatiado, o qual molha-se no molho de soja antes de ingerir. Eu pessoalmente adoro comer yakuniku entre outros pratos. Neste tema gostaria de lhes passar alguma informação sobre a minha experiência das idas (Já fui 11 vezes, ficando cerca de 15 dias de cada vez) ao Japão e da minha convivência com o Povo Japonês.
Também é possível saber o preço do prato e os elementos que o compõe, está tudo na montra. A educação e o respeito com que são atendidos os clientes é outro aspecto de admirar. Não existe a expressão tão vulgar nos nossos Restaurantes, "O que é que você quer?", ou ainda "O que é que o meu amigo vai comer?", ficamos sempre com a impressão que somos bem recebidos num restaurante Japonês. Normalmente quando entramos ouve-se uma grande ovação de todos os empregados; - irashai imasen. A primeira vez que fui comer num Restaurante no Japão, até dei um passo atrás no momento em que atravessei a porta de entrada, tal foi o vozeirão e o barulho de bater em tachos e panelas que todos os empregados fizeram, ao mesmo tempo que gritavam, "irashai imasen". Depois de ouvirmos "seja bem-vindo" ouvimos "Domou arigatou gozai imashita" no momento em que estamos a sair do Restaurante, que quer dizer "estamos agradecidos". Muitas das vezes simplesmente dizem "Arigatou" ou ainda "Domou" no momento em que estamos de saída. Voltando ao tema "Raumén" que soa como "Laumén" porque os Japoneses não têm o "erre" na sua linguagem, devo dizer que foi uma boa surpresa quando fui a Osaka vindo de Kisshiwada city para ir comer um bom "Laumén". O meu amigo e aluno do Mestre Honda tinha-me convidado no dia do treino de Aikido a ir comer com ele e como é natural não hesitei em aceitar o convite. É bastante habitual durante aquelas duas semanas que estou com eles, ser convidado para ir comer ou para ir visitar um qualquer templo ou Jardim Imperial.
O lugar onde fomos comer era muito simples, deu para perceber
que era uma lugar onde iam para comer bem e pagar pouco, o que não me
surpreendeu em absoluto. Era um jovem, quem me tinha convidado, filho de um
casal Japonês que vivia numa vivenda tradicional Japonesa (Os pais do jovem
eram, Juiz e Médica), o que quero dizer é que eram bastante ricos e tinham um
estatuto social muitíssimo elevado. Nas traseiras da vivenda tinham um pequeno
Jardim com um riacho que passava por baixo de uma pequena ponte, era lindíssimo,
assim como a sua vivenda. No interior a casa era despida de qualquer tipo de
móvel, só na sala de estar é que tinha uma mesa baixinha, todos os artigos
necessários estavam em armários incrustados nas paredes.
Ruamén!
"Litle or much more?", repetia o jovem com um largo sorriso.
Para mim era igual e foi o que lhe disse, acrescentado que ele decide-se o que
comer. Laumén, laumén , laumén, repetia incessantemente o meu jovem amigo, enquanto com o seu simpático sorriso tentava ler o meu pensamento, pois os seus olhos varriam os meus olhos em busca de uma qualquer pista sobre o que eu estaria a pensar. Sinceramente, devo confessar que eu estava sempre pronto para tudo e já me tinha mentalizado que deveria reagir sempre com humildade e simpatia. Adorei sempre o meu tempo no Japão, fui sempre bem recebido, acarinhado e tratado com distinção.
Ruamén é um prato Japonês de origem Chinesa e do qual os
Japoneses têm grande prazer em dizer que é deles, pode-se dizer que é um pouco
como nós Portugueses com o bacalhau. Todas as localidades têm o "seu" Raumén,
Raumén de Hokkaido, etc.
Um Museu de Raumén?
Já agora, reparem nos pratos de Raumén, o
de Yamagata é o de cima e o Fukuoka é o de baixo. Há diferenças no paladar
de qualquer um dos Raumén que provar lá no Museu, mas o mais importante não é o
paladar de qualquer um dos Raumén que comer. É aqui neste ponto que irei focar o
aspecto considerado mais importante e que foge ao nosso conhecimento de
Ocidental.
O Laumén tem uma mensagem e essa mensagem envolve os sentimentos
do cozinheiro e o próprio universo, como podem observar no Raumén de Yamagata o
centro é vermelho como o Sol que ilumina o nosso planeta. Há um "disco" no prato de Raumén de Yamagata, tem um espiral cor-de-rosa do interior para o exterior, sabe de que é feito? Se tiver interesse em saber peça essa informação, terei todo o prazer em falar desse disco. Nunca tinha imaginado que se pudesse transmitir algo pela imagem da comida e sem dúvida foi mais uma agradável surpresa.
|