Líder: de 7-01-2010

1. Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros.
2. Pessoa ou entidade que lidera ou dirige.

Chefe:

1. Funcionário ou empregado que dirige um serviço.
2. Diretor!Diretor.
3. Cabeça, principal.
4. Cabecilha.

Quando procuramos nos Dicionários da Língua Portuguesa, sobre o significado destas duas palavras, verificamos que a definição atribuída é realmente estranha. Se analisarmos à nossa volta as pessoas que são nossos superiores ou nossos inferiores, melhor dizendo, talvez, subordinados?! Ficamos a pensar, que diferença haverá entre os dois títulos atribuídos, a quem tem a responsabilidade de chefiar ou liderar.

Morihei Ueshiba. Lider da Aikikai.
Como será nas Artes Marciais, haverá Mestre que lidera ou que chefia,  ou ambos?

Os Mestres que eu conheci durante as minhas onze visitas ao Japão, e com quem pratiquei nos seus Estágios ou em simples treinos de Aikido, todos tiveram a mesma forma de ensinar e de dirigir a classe de praticantes, exceto um. Nos contactos que tive com Mestres em Portugal todos tiveram a mesma forma de ensinar e de dirigir a classe de praticantes, sem excepção. Mais adiante explicarei.

Afinal que diferença procuro demonstrar?

Na nossa vida encontramos sempre quem tem alguma autoridade sobre nós, até o Presidente da Republica vive essa experiência. Supostamente ninguém está acima da Lei, a Lei é igual para todos e toda e qualquer pessoa pode ser julgada e condenada.

Vamos ao que interessa.

Um Líder exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros. 

Um Chefe não quer saber desse modo de dirigir, ele simplesmente ordena que se faça e a sua instrução é um comando unilateral, não admite que o questionem.

Lider Lenin Mas, isso poderá ser um grave erro que poderá custar vidas humanas, porque até um simples Soldado, poderá estar na posse de informações importantes que o General ou o seu Oficial mais direto desconhecem. A informação desse simples Soldado poderá manter o Pelotão vivo e ativo. Ao contrário do Chefe o Líder propõe que se faça e consegue muitas das vezes que o seu subordinado fique com a impressão que foi a sua ideia que prevaleceu. Também é verdade que quem Lidera ou Chefia, não pode estar sempre a transformar os seus comandos, em constantes atos decididos por maioria ou por votação, nem esperar que os outros concordem ou não com as suas diretrizes.

Afinal no que é que ficamos?

Nos Cursos que frequentei no campo desportivo ou no campo laboral, os Professores Psicólogos e Sociólogos tinham opiniões baseadas no mesmo livro de aprendizagem. Democracia! Sim, tanto quanto possível deverá ser utilizada nas relações entre quem comanda e quem é comandado. Comunicação Bilateral é melhor que Unilateral, porque fica-se a saber o que o outro pensa, sobre as ordens recebidas. Fica-se a saber dos inconvenientes das mesmas ordens e se irão ser cumpridas.

Será a Liderança igual numa aula de aprendizagem de qualquer tipo de matéria, à Liderança de um grupo de pessoas num qualquer posto de trabalho? Sim ou Não?

Eu já estive e estou frequentemente em ambas a situações, tanto no papel de Líder como no papel de Liderado, por isso tenho alguma experiência para falar sobre este tema.
  Também aconteceu na minha vida Laboral ter atingido postos de chefia elevados (Já repararam que para referir-me aos "Postos" já usei "Chefia", soa-me estranho neste momento.). Comecei por baixo, ao contrário de muitos outros que vi começarem por cima. Porque tinham Licenciatura, estas pessoas eram e são colocadas na posição de Chefe, na grande maioria das vezes não aprenderam nada sobre liderança em todo o  tempo que estiveram a estudar e desconhecem o lado prático da sua nova vida profissional. São colocados num Gabinete com uma senhora a apoiá-los e muitas das vezes são essas senhoras (Secretárias), que vão dando as soluções e resolvendo os problemas de Chefia, entre outros.

Começar como Técnico Profissional, passando por todas as categorias intermédias e acabar como Chefe de Departamento, só com o Ensino Secundário não é fácil e são poucos os que conseguem.   Também vi um Eng. Civil começar como Diretor numa pequena Empresa Metalúrgica e acabar como Presidente do Conselho de Administração de todo o Grupo das 5 maiores Empresas do ramo em Portugal. Sem saber nada de Mecânica ou Metalurgia atingiu o topo.

Também vi um Regente Agrícola, acabar como Diretor de Departamento de um Empresa de Computadores "IBM" em Portugal, vindo posteriormente a formar a sua Empresa de Eletrônica.

Falar deste tipo de pessoas que atingiram o sucesso em áreas para as quais não obtiveram formação, demonstra que, muitas das vezes, as pessoas são eleitas para os cargos porque são bons Líderes, sabem relacionar-se com os outros e têm grande força interior, entre outros aspectos.
  Também há muitas pessoas com sucesso, porque têm grandes conhecimentos sobre a sua área e superam-se aos demais. Algumas destas pessoas são suportadas pelos outros, porque precisam dos seus conhecimentos, porque se não fosse os seus conhecimentos não se manteriam muito tempo nas posições. São pessoas com um baixo nível de relacionamento humano, causam conflitos a cada contacto que fazem com os outros, são os que apelidamos de "Intratáveis" ou ainda "Intragáveis".

"YES MAN" 
Este tipo de pessoa é frequentemente eleito para cargos de chefia, é um tipo de pessoa que não contraria os seus superiores, está sempre disponível. Chefes de fraca personalidade adoram este tipo de pessoa, ao ponto de a nomearem para seu Chefe adjunto ou cargos de grande importância. Penso que confundem submissão com lealdade, acreditam que este tipo de pessoa gosta dele como Chefe e que o respeita ou admira. Pela minha experiência, verifiquei que é um tipo de pessoa de natureza passiva que não gosta de lutas ou confusões, ama a paz ao seu redor e faz tudo para que não o aborreçam ou o ataquem.
  O "Yes Man" vive o grande dilema de gostar do novo salário mas de não gostar dos necessários confrontos, que irá ter que enfrentar com os  seus subordinados e consequentemente com as exigências dos seus superiores. O nosso País tem milhares de casos destes, de pessoas que estão em posições de chefia só porque não levantam "ondas".
  Os Serviços dirigidos pelo "Yes Man" geralmente funcionam mal e é quando funcionam, porque o modo passivo e inseguro como enfrenta alguns dos seus subordinados, especialmente aqueles com capacidades natas de chefia (Que fazem tudo para provarem a todo o Mundo, que são muito melhores que o "Yes Man", que é uma injustiça terem nomeado aquela pessoa), destrói qualquer tipo de organização. Os "Yes Man" são naturalmente seguidores, não nasceram com capacidades natas de chefia, mas devido à grande capacidade de se relacionarem em Paz com os outros, são escolhidos pelos Superiores que os adoram.
  Conheci muitos "Yes Man", nem todos tiveram sucesso na vida e nem todos foram escolhidos para lugares de chefia. Na minha opinião são excelentes pessoas vivendo num Mundo "Cão", este Mundo é muito duro para este tipo de pessoas e não têm qualquer culpa por serem escolhidos para chefiarem. Todos os que conheci, que foram eleitos para Chefes, ficaram até surpreendidos pela nomeação, nenhum estava à espera dessa "Graça".

"FACTOR C"
O fator "C" é outro dos responsáveis pela nomeação dos Chefes, (Para quem não conhece o termo, o "C" significa "Cunha" ou "Compradio"). Este tipo de pessoa que beneficia deste tipo de ajuda para atingir posições de Chefia, poderá ter ou não qualidades de Líder, poderá ser um grande ou pequeno erro o terem eleito para essa posição. Já vi pessoas serem nomeadas para cargos de Chefia  por concurso e depois não "agarrarem" o lugar. Porquê? Porque não obtiveram apoios, não tiveram ninguém que protegesse as suas costas e quando se expuseram e falharam caíram-lhe todos em cima.

Acredita que se pode nascer Líder? Sim ou não? Que lhe parece? Pense um pouco antes de passar à próxima questão, por favor.

As crianças com quem eu lido diariamente, algumas têm faculdades natas de serem seguidores ou seguidos. É admirável verificar como algumas das crianças são seguidas pelas outras sem que façam algo para tal.
 
Líder nato, nas crianças.A criança Líder tem um pequeno grupo sempre atrás dela, um grupo que ouve o Líder naturalmente, a criança Líder ri e os outros riem, a criança Líder propõe jogar à bola e os outros apressam-se a ir buscar uma bola, a criança Líder senta-se porque se sente cansado e os outros sentem-se à sua volta confirmando que também estão cansados. É simplesmente formidável como um individuo consegue fazer os outros seguirem-no sem ter tido qualquer estudo ou preparação técnica de liderança.

No Aikido é agradável vermos entrar na classe um grupo de crianças ou de adolescentes, 3 ou 4 ao mesmo tempo. Ficamos até com a estranha ilusão que o Aikido ganhou uma nova popularidade entre os jovens. Não é mais que uma ilusão, que não acontece comigo há já muitos anos, porque eu sei que do mesmo modo que entraram, também irão sair. Depende unicamente do Líder do grupo, esses jovens continuarem ou afastarem-se. O Líder irá aceitar a nova autoridade do Mestre até um certo ponto, dependendo do que o Mestre lhe diz a ele ou aos seus "amiguinhos".
  Este Líder que entra no Desporto com os seus "amiguinhos", estranhamente afasta-se se um dos seus seguidores, começar por ter mais sucesso que ele, nesse Desporto. Quantas vezes os País dos seguidores lamentam a desistência da prática do Aikido pelas suas crianças, comentando o fato da sua criança ter desistido porque um outro "Fulano" saiu e a sua criança quer sair também. Que fazer?

È possível influenciar um seguidor, dependendo dos seus Pais se são Líderes ou Liderados. As crianças são impulsionadas para uma ação mais dinâmica na Sociedade, mais interventiva, se os seus Pais forem Lideres. Se o seguidor tiver Pais seguidores, dificilmente mudará o seu modo de agir na Sociedade, no Mundo ao seu redor. Afinal não podemos todos ser Chefes, ser belos, ser inteligentes, ter sucesso, ter dinheiro, etc., etc.

"ENSINO"
O Professor tem que ser um Líder ou não?

Os Professores que conheci e com quem aprendi, não tinham na sua grande maioria capacidade de Liderança, sabiam bem como ensinar, mas não é tudo. Se alguém na Classe os atrapalhasse na transmissão dos conhecimentos, com atitudes de falta de respeito ou constantes perguntas sobre a matéria, ficavam enervados furiosos e perdiam a "Face" facilmente. Gritavam com toda a fúria possível, punham fora da sala o perturbador ou no caso de algumas Professoras, saiam elas pela porta fora enervadíssimas, a chorar e muitas das vezes a baterem com a porta.
È preciso os Professores saberem Liderar ou não? Ou os alunos têm é que saber como se comportarem dignamente nas aulas?

Uma das lições básicas que se aprende nas aulas sobre Liderança, é a de que nunca devemos perder a "Face", perder a "Face" é como perder a autoridade por sermos ridículos ou perdemos o controlo do nosso sistema nervoso e fazermos coisas impróprias de quem tem autoridade. Também se pode perder a "Face" quando se chama a atenção de um subordinado na frente de outras pessoas.
  Uma pessoa que é criticada, corrigida, analisada depreciativamente, na presença de outras pessoas normalmente não tem uma boa reação. Ninguém gosta que lhe apontem os defeitos ou as falhas, no entanto se essa pessoa for colocada a sós com a outra pessoa que tem autoridade para o fazer, a sua reação é completamente diferente. Até uma criança reage melhor à correção se o fizermos em privado ou sem os outros ouvirem.
  Nunca vi um Encarregado de Educação no Japão proceder à correção da sua criança, permitindo que outros ouvissem o que estava dizendo ou gritando para a sua criança. Chamavam a criança ao  pé deles, baixavam-se de seguida fixando a criança nos olhos e com uma voz firme e um rosto duro, diziam o que tinham que dizer.
  Quando uma criança começava a chorar com uma birra, então nesse caso pegavam na criança ao colo ou pela mão e levavam-na para o carro ou de imediato para a rua, isolando a criança dos olhares dos outros, foi raro mas vi algumas vezes crianças fazendo birra.
  No Japão os alunos abandonam a sala quando o Professor dá ordens para o fazer e não quando toca a campainha, também ninguém sai, sem passar em frente do Professor cumprimentando-o.

Comunicação do ensino deverá ser bilateral.
Nas aulas sobre Liderança esta é outra LiçãoAlunos intervindo. Ensino Bilateral. importantíssima, supõe-se que se o "Receptor" não enviar sinais que garanta a compreensão da informação transmitida, então foi inútil o esforço despendido na "Emissão".
Televisão, Jornais, Rádios, etc., emitem informação unilateral, ouvimos ou lemos o que dizem e não podemos intervir mesmo que quiséssemos.
  Um Professor não poderá utilizar um sistema de transmissão de informação unilateral, porque pode correr o risco de estar a falar para o "boneco". Mas se forem obrigados a transmitirem mais matéria que as horas disponíveis o permita, como poderão pôr em prática o sistema bilateral?!
 
  Mesmo nas Artes Marciais verifiquei que o sistema de ensino unilateral é o preferido naturalmente e é aqui que venho falar dum homem que foi diferente. Todos os outros Mestres transmitem o ensino e seguem depois para o modo de ajuda direta sobre alguns dos alunos.

Sasaki Shihan é um Mestre 8ºDan, Poeta, Escritor e Padre Shintou, é sem dúvida diferente e foi o primeiro que eu vi a usar um Quadro de ardósia para explicar os movimentos e as Técnicas do Aikido. Este Professor não dá "descanso" aos alunos, mantém sempre um nível elevado de intervenção dos seus alunos, na aulas que ministra. Curiosamente presta ajuda direta aos que tal solicitarem e não aos que lhe apetecer, como fazem os outros. Este Sensei usa o sistema bilateral.

Um Chefe ou Líder poderá ter um melhor salário, mas terá também mais conflitos e situações de difícil tomada de decisão. Não é fácil manter o lugar e há quem diga que é mais fácil chegar ao topo do que manter-se no topo.

Na minha modesta opinião, penso que é muito difícil viver em Paz com tudo e com todos. Ninguém é perfeito e por mais que se estude e se aprenda sobre as relações humanas, sempre acontece e acontecerá choques de personalidade, entre as pessoas.
Inexplicavelmente há pessoas com quem gostamos de conversar e até ouvir as suas idéias ou ordens e também há pessoas com quem não conseguimos comunicar. Será uma questão de "Química"? Técnica? Formação? Educação? Será que única explicação é dizer, É Humano?

Provérbio:Cabeça que se ergue acima das outras vê mais longe mas é mais fácil de atingir.




Orlando Marques