Líder: de
7-01-2010
1.
Pessoa que exerce influência
sobre o comportamento,
pensamento ou opinião dos
outros.
2.
Pessoa ou entidade que lidera ou
dirige.
Chefe:
1.
Funcionário ou empregado que
dirige um serviço.
2.
Diretor!Diretor.
3.
Cabeça, principal.
4.
Cabecilha.
Quando
procuramos nos Dicionários da Língua Portuguesa,
sobre o significado destas duas palavras,
verificamos que a definição atribuída é
realmente estranha. Se analisarmos à nossa volta
as pessoas que são nossos superiores ou nossos
inferiores, melhor dizendo, talvez,
subordinados?! Ficamos a pensar, que diferença
haverá entre os dois títulos atribuídos, a quem
tem a responsabilidade de chefiar ou liderar.
Como será nas Artes Marciais, haverá Mestre que
lidera ou que chefia, ou ambos?
Os Mestres
que eu conheci durante as minhas onze visitas ao
Japão, e com quem pratiquei nos seus Estágios ou
em simples treinos de Aikido, todos tiveram a
mesma forma de ensinar e de dirigir a classe de
praticantes, exceto um. Nos contactos que tive
com Mestres em Portugal todos tiveram a mesma
forma de ensinar e de dirigir a classe de
praticantes, sem excepção. Mais adiante
explicarei.
Afinal que
diferença procuro demonstrar?
Na nossa vida
encontramos sempre quem tem alguma autoridade
sobre nós, até o Presidente da Republica vive
essa experiência. Supostamente ninguém está
acima da Lei, a Lei é igual para todos e toda e
qualquer pessoa pode ser julgada e condenada.
Vamos ao que
interessa.
Um Líder exerce influência
sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos
outros.
Um Chefe não
quer saber desse modo de dirigir, ele
simplesmente ordena que se faça e a sua
instrução é um comando unilateral, não admite
que o questionem.
Mas,
isso poderá ser um grave erro que poderá custar
vidas humanas, porque até um simples Soldado,
poderá estar na posse de informações importantes
que o General ou o seu Oficial mais direto
desconhecem. A informação desse simples Soldado
poderá manter o Pelotão vivo e ativo. Ao
contrário do Chefe o Líder propõe que se faça e
consegue muitas das vezes que o seu subordinado
fique com a impressão que foi a sua ideia que
prevaleceu. Também é verdade que quem Lidera ou
Chefia, não pode estar sempre a transformar os
seus comandos, em constantes atos decididos por
maioria ou por votação, nem esperar que os
outros concordem ou não com as suas diretrizes.
Afinal no que
é que ficamos?
Nos Cursos
que frequentei no campo desportivo ou no campo
laboral, os Professores Psicólogos e Sociólogos
tinham opiniões baseadas no mesmo livro de
aprendizagem.
Democracia! Sim,
tanto quanto possível deverá ser utilizada nas
relações entre quem comanda e quem é comandado.
Comunicação Bilateral é melhor que Unilateral,
porque fica-se a saber o que o outro pensa,
sobre as ordens recebidas. Fica-se a saber dos
inconvenientes das mesmas ordens e se irão ser
cumpridas.
Será a
Liderança igual numa aula de aprendizagem de
qualquer tipo de matéria, à Liderança de um
grupo de pessoas num qualquer posto de trabalho?
Sim ou Não?
Eu já estive
e estou frequentemente em ambas a situações,
tanto no papel de Líder como no papel de
Liderado, por isso tenho alguma experiência para
falar sobre este tema.
Também aconteceu na minha vida Laboral ter atingido postos de chefia
elevados (Já repararam que para referir-me aos
"Postos" já usei "Chefia", soa-me estranho neste
momento.). Comecei por baixo, ao contrário de
muitos outros que vi começarem por cima. Porque
tinham Licenciatura, estas pessoas eram e são
colocadas na posição de Chefe, na grande maioria
das vezes não aprenderam nada sobre liderança em
todo o tempo que estiveram a estudar e
desconhecem o lado prático da sua nova vida
profissional. São colocados num Gabinete com uma
senhora a apoiá-los e muitas das vezes são essas
senhoras (Secretárias), que vão dando as
soluções e resolvendo os problemas de Chefia,
entre outros.
Começar como
Técnico Profissional, passando por todas as
categorias intermédias e acabar como Chefe de
Departamento, só com o Ensino Secundário não é
fácil e são poucos os que conseguem.
Também vi um Eng. Civil começar como Diretor
numa pequena Empresa Metalúrgica e acabar como
Presidente do Conselho de Administração de todo
o Grupo das 5 maiores Empresas do ramo em
Portugal. Sem saber nada de Mecânica ou
Metalurgia atingiu o topo.
Também vi um
Regente Agrícola, acabar como Diretor de
Departamento de um Empresa de Computadores "IBM"
em Portugal, vindo posteriormente a formar a sua
Empresa de Eletrônica.
Falar deste
tipo de pessoas que atingiram o sucesso em áreas
para as quais não obtiveram formação, demonstra
que, muitas das vezes, as pessoas são eleitas
para os cargos porque são bons Líderes, sabem
relacionar-se com os outros e têm grande força
interior, entre outros aspectos.
Também há muitas pessoas com sucesso, porque têm grandes conhecimentos
sobre a sua área e superam-se aos demais.
Algumas destas pessoas são suportadas pelos
outros, porque precisam dos seus conhecimentos,
porque se não fosse os seus conhecimentos não se
manteriam muito tempo nas posições. São pessoas
com um baixo nível de relacionamento humano,
causam conflitos a cada contacto que fazem com
os outros, são os que apelidamos de
"Intratáveis" ou ainda "Intragáveis".
"YES MAN"
Este tipo de pessoa é frequentemente eleito para
cargos de chefia, é um tipo de pessoa que não
contraria os seus superiores, está sempre
disponível. Chefes de fraca personalidade adoram
este tipo de pessoa, ao ponto de a nomearem para
seu Chefe adjunto ou cargos de grande
importância. Penso que confundem submissão com
lealdade, acreditam que este tipo de pessoa
gosta dele como Chefe e que o respeita ou
admira. Pela minha experiência, verifiquei que é
um tipo de pessoa de natureza passiva que não
gosta de lutas ou confusões, ama a paz ao seu
redor e faz tudo para que não o aborreçam ou o
ataquem.
O "Yes Man" vive o grande dilema de gostar do novo salário mas de não
gostar dos necessários confrontos, que irá ter
que enfrentar com os seus subordinados e
consequentemente com as exigências dos seus
superiores. O nosso País tem milhares de casos
destes, de pessoas que estão em posições de
chefia só porque não levantam "ondas".
Os Serviços dirigidos pelo "Yes Man" geralmente funcionam mal e é quando
funcionam, porque o modo passivo e inseguro como
enfrenta alguns dos seus subordinados,
especialmente aqueles com capacidades natas de
chefia (Que fazem tudo para provarem a todo o
Mundo, que são muito melhores que o "Yes Man",
que é uma injustiça terem nomeado aquela
pessoa), destrói qualquer tipo de organização.
Os "Yes Man" são naturalmente seguidores, não
nasceram com capacidades natas de chefia, mas
devido à grande capacidade de se relacionarem em
Paz com os outros, são escolhidos pelos
Superiores que os adoram.
Conheci muitos "Yes Man", nem todos tiveram sucesso na vida e nem todos
foram escolhidos para lugares de chefia. Na
minha opinião são excelentes pessoas vivendo num
Mundo "Cão", este Mundo é muito duro para este
tipo de pessoas e não têm qualquer culpa por
serem escolhidos para chefiarem. Todos os que
conheci, que foram eleitos para Chefes, ficaram
até surpreendidos pela nomeação, nenhum estava à
espera dessa "Graça".
"FACTOR
C"
O fator "C" é outro dos responsáveis pela
nomeação dos Chefes, (Para quem não conhece o
termo, o "C" significa "Cunha" ou "Compradio").
Este tipo de pessoa que beneficia deste tipo de
ajuda para atingir posições de Chefia, poderá
ter ou não qualidades de Líder, poderá ser um
grande ou pequeno erro o terem eleito para essa
posição. Já vi pessoas serem nomeadas para
cargos de Chefia por concurso e depois não
"agarrarem" o lugar. Porquê? Porque não
obtiveram apoios, não tiveram ninguém que
protegesse as suas costas e quando se expuseram
e falharam caíram-lhe todos em cima.
Acredita que se
pode nascer Líder? Sim ou não?
Que lhe parece? Pense um pouco antes de passar à
próxima questão, por favor.
As crianças
com quem eu lido diariamente, algumas têm
faculdades natas de serem seguidores ou
seguidos. É admirável verificar como algumas das
crianças são seguidas pelas outras sem que façam
algo para tal.
A
criança Líder tem um pequeno grupo sempre atrás
dela, um grupo que ouve o Líder naturalmente, a
criança Líder ri e os outros riem, a criança
Líder propõe jogar à bola e os outros
apressam-se a ir buscar uma bola, a criança
Líder senta-se porque se sente cansado e os
outros sentem-se à sua volta confirmando que
também estão cansados. É simplesmente formidável
como um individuo consegue fazer os outros
seguirem-no sem ter tido qualquer estudo ou
preparação técnica de liderança.
No Aikido é agradável vermos entrar na classe um
grupo de crianças ou de adolescentes, 3 ou 4 ao
mesmo tempo. Ficamos até com a estranha ilusão
que o Aikido ganhou uma nova popularidade entre
os jovens. Não é mais que uma ilusão, que não
acontece comigo há já muitos anos, porque eu sei
que do mesmo modo que entraram, também irão
sair. Depende unicamente do Líder do grupo,
esses jovens continuarem ou afastarem-se. O
Líder irá aceitar a nova autoridade do Mestre
até um certo ponto, dependendo do que o Mestre
lhe diz a ele ou aos seus "amiguinhos".
Este Líder que entra no Desporto com os seus "amiguinhos", estranhamente
afasta-se se um dos seus seguidores, começar por
ter mais sucesso que ele, nesse Desporto.
Quantas vezes os País dos seguidores lamentam a
desistência da prática do Aikido pelas suas
crianças, comentando o fato da sua criança ter
desistido porque um outro "Fulano" saiu e a sua
criança quer sair também. Que fazer?
È possível
influenciar um seguidor, dependendo dos seus
Pais se são Líderes ou Liderados. As crianças
são impulsionadas para uma ação mais dinâmica na
Sociedade, mais interventiva, se os seus Pais
forem Lideres. Se o seguidor tiver Pais
seguidores, dificilmente mudará o seu modo de
agir na Sociedade, no Mundo ao seu redor. Afinal
não podemos todos ser Chefes, ser belos, ser
inteligentes, ter sucesso, ter dinheiro, etc.,
etc.
"ENSINO"
O
Professor tem que ser um Líder ou não?
Os Professores que
conheci e com quem aprendi, não tinham na sua
grande maioria capacidade de Liderança, sabiam
bem como ensinar, mas não é tudo. Se alguém na
Classe os atrapalhasse na transmissão dos
conhecimentos, com atitudes de falta de respeito
ou constantes perguntas sobre a matéria, ficavam
enervados furiosos e perdiam a "Face"
facilmente. Gritavam com toda a fúria possível,
punham fora da sala o perturbador ou no caso de
algumas Professoras, saiam elas pela porta fora
enervadíssimas, a chorar e muitas das vezes a
baterem com a porta.
È preciso os Professores saberem Liderar ou não?
Ou os alunos têm é que saber como se comportarem
dignamente nas aulas?
Uma das
lições básicas que se aprende nas aulas sobre
Liderança, é a de que nunca devemos perder a
"Face", perder a "Face" é como perder a
autoridade por sermos ridículos ou perdemos o
controlo do nosso sistema nervoso e fazermos
coisas impróprias de quem tem autoridade. Também
se pode perder a "Face" quando se chama a
atenção de um subordinado na frente de outras
pessoas.
Uma pessoa que é
criticada, corrigida, analisada
depreciativamente, na presença de outras pessoas
normalmente não tem uma boa reação. Ninguém
gosta que lhe apontem os defeitos ou as falhas,
no entanto se essa pessoa for colocada a sós com
a outra pessoa que tem autoridade para o fazer,
a sua reação é completamente diferente. Até uma
criança reage melhor à correção se o fizermos em
privado ou sem os outros ouvirem.
Nunca vi um Encarregado de Educação no Japão proceder à correção da sua
criança, permitindo que outros ouvissem o que
estava dizendo ou gritando para a sua criança.
Chamavam a criança ao pé deles,
baixavam-se de seguida fixando a criança nos
olhos e com uma voz firme e um rosto duro,
diziam o que tinham que dizer.
Quando uma criança começava a chorar com uma birra, então nesse caso
pegavam na criança ao colo ou pela mão e
levavam-na para o carro ou de imediato para a
rua, isolando a criança dos olhares dos outros,
foi raro mas vi algumas vezes crianças fazendo
birra.
No Japão os alunos abandonam a sala quando o Professor dá ordens para o
fazer e não quando toca a campainha, também
ninguém sai, sem passar em frente do Professor
cumprimentando-o.
Comunicação do
ensino deverá ser bilateral.
Nas aulas sobre Liderança
esta é outra Lição
importantíssima, supõe-se que se o "Receptor"
não enviar sinais que garanta a compreensão da
informação transmitida, então foi inútil o
esforço despendido na "Emissão".
Televisão, Jornais, Rádios, etc., emitem
informação unilateral, ouvimos ou lemos o que
dizem e não podemos intervir mesmo que
quiséssemos.
Um Professor não poderá utilizar um sistema de transmissão de informação
unilateral, porque pode correr o risco de estar
a falar para o "boneco". Mas se forem obrigados
a transmitirem mais matéria que as horas
disponíveis o permita, como poderão pôr em
prática o sistema bilateral?!
Mesmo nas Artes Marciais verifiquei que o sistema de ensino unilateral é
o preferido naturalmente e é aqui que venho
falar dum homem que foi diferente. Todos os
outros Mestres transmitem o ensino e seguem
depois para o modo de ajuda direta sobre alguns
dos alunos.
Sasaki Shihan
é um Mestre 8ºDan, Poeta, Escritor e Padre
Shintou, é sem dúvida diferente e foi o primeiro
que eu vi a usar um Quadro de ardósia para
explicar os movimentos e as Técnicas do Aikido.
Este Professor não dá "descanso" aos alunos,
mantém sempre um nível elevado de intervenção
dos seus alunos, na aulas que ministra.
Curiosamente presta ajuda direta aos que tal
solicitarem e não aos que lhe apetecer, como
fazem os outros. Este Sensei usa o sistema
bilateral.
Um Chefe ou
Líder poderá ter um melhor salário, mas terá
também mais conflitos e situações de difícil
tomada de decisão. Não é fácil manter o lugar e
há quem diga que é mais fácil chegar ao topo do
que manter-se no topo.
Na minha
modesta opinião, penso que é muito difícil viver
em Paz com tudo e com todos. Ninguém é perfeito
e por mais que se estude e se aprenda sobre as
relações humanas, sempre acontece e acontecerá
choques de personalidade, entre as pessoas.
Inexplicavelmente há pessoas com quem gostamos
de conversar e até ouvir as suas idéias ou
ordens e também há pessoas com quem não
conseguimos comunicar. Será uma questão de
"Química"? Técnica? Formação? Educação? Será que
única explicação é dizer, É Humano?
Provérbio:Cabeça que se ergue acima das outras
vê mais longe mas é mais fácil de atingir.
|