Amar e ser amado: De 18-12-2010

1) Amar e ser amado.

2) Amar e não ser amado.

3) Não amar e ser amado.

4) Não amar e não ser amado.

Recdos de amor.Quem não deseja amar e ser amado? É a 1ª emoção o mais importante estado emocional. Afinal sem amar e sem ser amado a nossa vida despe-se do maior e do mais importante sentimento que nos envolve e emociona os nossos sentidos.
É uma raridade acontecer esse estado emocional e depois é outra raridade manter-se durante anos ou mesmo uma vida, mas acontece.
É um conto de fadas, pode-se até dizer: - E viveram felizes para sempre.

Claro que ninguém vive feliz para sempre, vive-se feliz um dia e outro já não, mas vai-se vivendo e ultrapassando as dificuldades duma relação a dois, com inteligência, com amor, com paciência. Seja como for, o que importa é que aquelas pessoas conseguem manter-se juntas e conseguem viver em harmonia.

Estranhamente nunca consegui ultrapassar o prazo de garantia das minhas relações, uma durou 13 anos, outra 10 anos, outra 2 anos e esta já vai em 5 anos, vamos a ver se será a última, nunca se sabe o que o destino tem reservado para nós.

Casal de velhos amorosos.Agora vejam o caso das minhas duas irmãs ou do meu irmão que ficou viúvo recentemente duma senhora com quem viveu a vida toda, mais de 40 anos. Admirável a sua relação! Era daqueles casais que dava gosto estar ao pé, sempre a brincarem e a acarinharem-se. Igualmente admirável é as ligações da minhas irmãs, mais velhas que o meu irmão e ainda com o mesmo homem. Uma das suas máximas admiráveis é sem dúvida digna de mencionar. Dizem ambas e também dizia o meu irmão o mesmo. - Nunca adormecemos zangados.

Quem não gostaria de encontrar a solução para o desentendimento, encontrar a paz e a harmonia com o seu par, antes de adormecer?!

Pois é, mas há quem consiga e isso faz toda a diferença.

Quem é Pai ou Mãe certamente sente a 2ª emoção frequentemente, especialmente quando os filhos começam a ver os Pais como antiquados ou desactualizados.
Mãe amando seu filho.Os Pais sentem o mesmo amor ou mais ainda e começam a notar e a ver que os filhos se aborrecem com tudo o que dizem ou que fazem, ficando por isso infelizes com a reacção daqueles que ama.
Amar e não ser amado também sucede sem o outro saber. Muitas vezes durante a vida você ama e nunca se sabe desse segredo, até é uma surpresa quando mais tarde diz a essa pessoa que viveu perdida de amores. 
Você provavelmente está a ler estas linhas e está neste momento a amar alguém em segredo, nem às pessoas mais chegadas confessa esse seu secreto  sentimento, esse seu secreto amor.
Algumas pessoas já são casadas, quando são terrivelmente assaltadas pelo despertar desse sentimento por outra pessoa, ficando dentro delas por muitos anos, abafado, tapado, coberto, enfim tudo fazem para não serem descobertas, é um sentimento muito pesado para quem tem muitas responsabilidades, para quem tem uma família.

A 3ª emoção, não amar e ser amado, é muito vivido pelos jovens adolescentes, mas também por muita boa gente. Esta emoção é vivida especialmente pelas mulheres, são elas as mulheres que sentem mais este tipo de emoção por parte dos rapazes. Uma rapariga muito bonita tem geralmente muitos rapazes a dizerem e a demonstrarem o seu amor, elas sabem que alguns estão mesmo perdidos de amor. Sentir-se amado?! O comportamento da maioria das pessoas do sexo masculino é o de tirar vantagens dessa rapariga que demonstra que o ama.  Elas as mulheres são mais cautelosas em relação aos seus sentimentos, receiam ser vitimas de abuso se o outro souber, vêm esse estado emocional como uma fraqueza, que as pode fazer perder o controlo. .

Ser amado e não amar, ironia do destino.Não amar e ser amado, é um truque do destino. As pessoas que não amam e são amadas, sentem uma enorme fortuna por esse motivo. Quando um homem ama e não é amado esse homem vai à luta, tentando por todos os meios despertar a sua amada para os seus anseios, mas quem é amado e não ama sente-se incomodado com essas demonstrações de afecto, é muito raro uma mulher que não ama o homem aceita-lo. Curiosamente a maior parte dos homens aceita a mulher que demonstra estar interessada, que demonstra que o ama, claro que há excepções.
O truque do destino é fazer essa pessoa viver esta emoção ao mesmo tempo que essa pessoa está amando outra pessoa.

O 4º estado emocional é o mais comum na grande maioria das pessoas, não amar nem ser amado. É este estado emocional o que tem vindo a causar maior distanciamento entre homens e mulheres.

A ausência de amor torna-nos vazios, sem chama, por isso não admira ver tantas pessoas a amar o seu bichinho de estimação, a falar com o seu bichinho de estimação. Há pessoas que deixam o seu cachorro ou gato dormir na sua cama, falam com o seu animal de estimação como se dum ser humano se tratasse. Quando o animal morre ficam tristes, mas depressa arranjam outro e muitas destas pessoas arranjam outro animal mais novo, antes do velho ou doente morrer.

Imagem simbolizando um casal de costas.A dor, a mágoa das relações falhadas, leva cada vez mais ao isolamento e ao distanciamento do amor. Será a solução? Será que apesar de tudo vale sempre a pena tentar uma nova relação?

Quando jovem vive-se o amor a cada olhar a cada toque de mãos, sempre que se inicia um namoro jura-se fidelidade para a eternidade, faz-se declarações românticas, tudo serve para viver o amor.

Depois de algumas "mazelas" sentimentais, alguns momentos de total infelicidade e tristeza demolidora, começa-se a recear o amor.

Amor é o expoente máximo dos sentidos emocionais, mas quem ama vive em sobressalto constante.

Dizia um amigo Italiano quando lhe perguntavam se era casado, se vivia com alguém: - Sou um homem tranquilo.
No conceito deste Sr. Farina, viver tranquilo é viver sem ter que se preocupar com alguém a quem se ame.

Na minha modesta opinião penso que viver o amor é dor provável, mas nada garante que surja no dia seguinte ou nunca aconteça. Também pergunto; e viver sem amor, é viver?!
Penso que não é viver, e é por isso que grande número de pessoas têm animais de estimação. Quando se pratica o sentimento do amor com aquele pequeno Ser, sente-se um enorme prazer que nos faz sentir vivos, sentir que estamos a viver a vida.

Conheci uma senhora em Sesimbra através da minha irmã, que tomou a decisão de nunca mais querer viver com outra pessoa após o desaparecimento do seu marido no mar.

Afirmava esta senhora viúva, que nunca deixou de o amar e nunca o vai deixar de amar, mesmo sabendo que já morreu.

Estes casos surgem com frequência, mas sempre que encontramos alguém com esta disposição face à vida, não conseguimos deixar de sentir alguma admiração. É uma prova bem viva que de que o amor existe e nada o pode substituir.
As mulheres são as que com mais frequência, tomam estas decisões de nunca mais substituírem o seu amado. São admiráveis.

Confesso que nunca encontrei um homem que tivesse tomado esta decisão, de morrer fiel à sua amada. Já encontrei homens que cortaram a sua relação com as mulheres, por se terem magoado nas suas relações.

Conheço alguns casos de homens que se suicidaram após o divorcio, mas a causa foi atribuída à separação dos seus filhos menores.
Reconheço um caso dum amigo meu que se enforcou por saber que a sua esposa tinha ido viver com outro homem. Chorava como uma criança e depois veio a suicidar-se.

Há muitos casos de homens que matam o amante a mulher e muitas das vezes até os filhos e tentam suicidar-se de seguida. Há ódio nos seus corações, há ira animal, não há amor neste tipo de homem que pratica esta barbaridade.

A dor provocada pelo amor é terrível, duvido que haja alguém que nunca a tenha sentido. O modo como lidamos com essa dor varia de pessoa para pessoa.
Mas a questão que me deixa em introspecção é saber de onde vem essa dor? De onde vem a dor do amor? Dói horrivelmente, dói dia e noite, dói até nos sonhos, dói até quando estamos a comer, dói quando estamos a fazer amor com outra pessoa. Dói sempre.

Já me aconteceu estar a fazer amor com uma mulher e ela estar a chorar durante o acto, por sentir a dor do amor por outro homem.

É decepcionante quando mais tarde nos confessa a razão das suas lágrimas daquele momento intimo, é frustrante, fica-se de boca aberta, estupefacto. Mas é humano e tive que compreender que não era para mim aquela mulher, enquanto o seu coração estivesse a verter lágrimas por outro homem.
Nos homens também sucede este estado de dor do amor, mas é raro o homem que consegue entrar numa cena de sexo com essa dor. Nem consegue ter uma erecção quanto mais entrar numa cena intima com outra mulher.
A mulher tem a vida facilitada, não precisa de mostrar qualquer evidência de apetite sexual para iniciar a cena intima com o homem.

De onde vem a dor do amor?

Não temos nada dentro de nós, é só carne e ossos, nervos e sensores de dor física, mas esta é uma dor não física. Não há nenhum ponto do corpo que doa e ficamos inertes sem vontade para nada, por causa desta dor do amor.

No meu caso, que já me vi forçado a separar-me por duas vezes de mulheres com filhos meus.
No meu caso que já vi dois irmãos, Pai, Mãe, 4 tios, Avós, tudo a morrer ano após ano, sei bem o que é dor do amor.

Estranhamente ganhamos uma resistência natural a essa sensação de dor do amor. A verdade se diga, dor é dor e a resistência que se ganha é mais no sentido de não perdemos o controlo emotivo.

Dor no Aikido:
A maioria das pessoas não sabe porque desconhece, na prática desta Arte e desde o primeiro dia começamos a sentir dor, através de técnicas de defesa pessoal e de desenvolvimento do auto-controlo. São técnicas de pressão sobre os nervos, ou técnicas de torção sobre as articulações as que nos fazem sentir dor.
A dor é sentida na mente e no local onde é aplicada a técnica. Muitas pessoas abandonaram a prática após experimentarem estas técnicas. O que prova que muitas são as pessoas que têm um baixo nível de resistência à dor.

Acredito que a solução não é a fuga à dor, porque a dor está e estará sempre presente na nossa existência. Por outro lado está provado a nossa tendência para apreciar a Primavera depois de viver o Inverno.
Depois do 1º mês de Primavera deixamos de apreciar os dias de Sol e a temperatura amena, passamos a estar habituados e já não faz diferença. Nós Ser humanos somos assim, se vivermos no prazer e no luxo nem nos apercebemos do que estamos a desfrutar.

Após um período de tempo sem poder andar, sentimos um enorme prazer quando a lesão passa e podemos de novo correr ou simplesmente andar sem problemas de espécie alguma. Mas antes nem damos valor ao facto de ter pernas e podermos correr ou andar.

Concluindo: A dor do amor faz falta.

Podemos considerar a dor do amor com um rigoroso Inverno e a seguir chega a Primavera. Muitas pessoas recusam sair do Inverno rigoroso.

Dizem que não querem mais amar para não terem que sofrer, mas sem voltar de novo a amar onde estará o seu sentimento do amor baseado? Num amor a um animal de estimação ou na dor vivida através duma relação falhada?

Haverá sempre outra pessoa com quem possamos vir a tentar uma nova relação, ou então renascer ou rejuvenescer a relação que temos actualmente. Há sempre uma opção.

Muitas pessoas ao lerem estas linhas ficarão a pensar se o que sentem pela pessoa com quem partilham o ar que respiram, é amor.
Muitas pensam que já não sentem amor há muito tempo, mas a realidade irá mostrar que só darão valor à Primavera quando estiverem no Inverno rigoroso.

Meu egocentrismo, meu amor.Todos nós começamos e acabamos uma relação baseados no grande sentimento do egoísmo, o egocentrismo é a base do inicio e fim de todas as relações. Tem sempre a ver com o que precisamos ou com o que procuramos para nós, é sempre o "Eu". Eu gosto dela, eu quero estar com ela, eu sinto por ela, eu preciso, eu, eu, eu....!
Acaba-se normalmente uma relação porque temos dificuldade em dar. Dar o nosso tempo, o nosso carinho, a nossa atenção, os nossos cuidados, dar o nosso amor, dar a nossa compreensão, dar, dar.....!

A ironia deste egocentrismo; a dor do amor também é, a nossa dor.

Nesta época natalícia em que damos muitos presentes, experimentem dar uma caixinha vazia a uma pessoa de quem gostem muito.

Quando essa pessoa abrir a caixinha vazia irá perguntar, qual é a ideia da oferta.

Nessa altura abracem essa pessoa e digam.

A caixinha está vazia porque o que sinto em mim por ti, não consigo colocar num presente. Obrigado por seres quem és.

Orlando Marques