Último tema   
O passado volta ao presente. De: 09-09-2009 -->Ver Comentários
O globo dos blogues


Este assunto é muito comum a muitos de nós e quanto mais velhos somos mais vezes o passado volta ao presente. Umas vezes é agradável este encontro com o passado, outras nem tanto. É sem dúvida impossível escapar a estes encontros com o passado.

No caso de alguém que ensina,  os encontros com o passado são feitos muitas vezes com pessoas com quem nos relacionámos no processo do ensino. Quando éramos crianças, quando já adolescentes ou mesmo adultos, recordamos os encontros e desencontros que tivemos com essas pessoas que tiveram a função de nos ensinar.

Sempre que se inicia uma nova época desportiva surgem sempre antigos alunos, que desejam voltar aos treinos e que abordam o Mestre recordando o que fizeram. Alguns destes alunos ficam a observar as aulas e muitos nem chegam a se despedir do Mestre (Talvez porque pensem não voltar), concluem possivelmente que já não sentem a coragem ou que já não são capazes de se dobrar e levantar do chão e que tudo aquilo deve ficar nas suas memórias de quando eram mais novos.

Desta vez venho falar daqueles que ficam, daqueles que recordam o seu passado como atleta, dos saltos que eram capazes de executar sem medo. Muitas das vezes tenho dificuldade em os reconhecer, dizem-me que estou na mesma que não envelheci (Das duas uma; Ou fui sempre velho ou tenho mantido a aparência dos 40 anos de idade, ou.....), claro que envelheci todos envelhecermos, respondo eu com um sorriso.
Estes atletas, alguns com
estórias de há mais de 25 anos, apresentam-se exageradamente gordos ou com grande excesso de peso, falam das dificuldades com o coração e com algumas articulações, nomeadamente a coluna vertebral.

Não posso deixar de admirar aqueles que ficam, aqueles que têm coragem e vontade para recomeçar, são sem dúvida admiráveis.
No Aikido não há competição e como tal todos podem participar nos treinos executando os exercícios como puderem ou quiserem, ninguém é obrigado a seguir a  velocidade ou a força de quem quer que seja e todos podem treinar com todos.

-Não me reconhece? Fui seu aluno!
Esta expressão é tantas vezes usada para comunicar comigo, sem dúvida que não o reconheço, a pessoa agora tem mais idade, já se passaram 20, 30 anos ou mais. Muitas das vezes essa pessoa foi uma criança quando meu aluno de Aikido e agora no presente são casados com família, carecas, gordos ou muito envelhecidos pela luta diária de alguém que passou viver com amor para a família e para o trabalho.

O Desporto ajuda a manter-nos em boa forma e permite ao nosso corpo eliminar os resíduos que se vão alojando com o passar dos anos, a pele é limpa através da transpiração assim como todo o corpo. O sistema de auto-massagem aplicado em cada aula de Aikido, contribui para melhorar as articulações desde do rosto até aos pés.
A flexibilidade é trabalhada em todos os treinos, a flexibilidade tem prioridade em relação à musculação, a nossa filosofia leva-nos a pensar que é mais importante, sermos capazes de coçar as costas com a nossa própria mão, do que andarmos à procura duma ombreira de (Situação muito comum com aqueles, que desenvolvem exageradamente os músculos e até gastam dinheiro com produtos químicos, para atingirem grandes massas musculares.) uma porta para o fazer. 

O carinho que envolve estes encontros com o passado é deslumbrante, dá um enorme prazer constatar que ficou uma amizade entre nós, que aqueles tempos vividos em busca do Caminho "DO", fez de nós cúmplices da busca pela perfeição e pelo equilíbrio entre os humanos.
As barreiras que ambos passámos, vêm ao presente como objetivos alcançados com sucesso. Sim! Porque um Mestre de Artes Marciais não se  limita só a ensinar a Defesa Pessoal, também se envolve na evolução do individuo sobre a passagem de barreiras psicológicas e físicas.

Nem sempre o Mestre consegue agradar a todos, há sempre quem entre em colisão com "Ele".
Por esta ou aquela razão o Mestre é culpado, julgado e condenado, afinal é humano.  

Mas continua sempre em frente.

 

Bons treinos




Orlando Marques