|
O Bonsai que me
ofereceram morreu! Não tenho sorte com os Bonsais.

Esta é a expressão
que eu já ouvi, em muitas pessoas. O Bonsai morre e a
grande maioria das pessoas não sabe porquê.
Um Bonsai como o da foto ao lado, é geralmente muito caro, é uma
tristeza e um prejuízo muito grande quando morre.
Estilo do Bonsai= Miougi ou vertical informal
N.) Se usarmos a palavra no seu
natural estrangeirismo deverá ser sempre dito "Bonsai", mas se
adotarem a palavra como Portuguesa, poderão nesse caso transformar
o plural através do processo natural existente na nossa língua.
Assim como Dogi, passa a Dogui em Português e o plural Doguis ou
fatos de artes marciais japoneses. Nas Artes Marciais de origem
Chinesa ou Coreana o nome é outro.
Aikidogui, Karatedogui, Judogui, etc., significa fato de treino do
praticante da respectiva Arte Marcial.

O exemplo de cima foi retirado do
Dicionário da Língua Portuguesa, no entanto se procurarem por Dogui
ou Dogi, não irão encontrar nada. Estes estrangeirismos precisam de
tempo para serem "adoptados" pela nossa Língua.
Normalmente as pessoas chamam "Quimono" ao Dogui e isso está
errado, porque são duas coisas diferentes.
Quimono é um fato tradicional Japonês, assim como o nosso
tradicional "Fato", que se leva vestido para o escritório e
que os Brasileiros chamam "Terno" talvez porque era e
ainda é composto por 3 peças.
Para estas pessoas que gostariam de
ter um Bonsai ou manter vivo o que obtiveram, vou indicar alguns
conselhos que costumam resultar em pleno.
a)
Quando receberem (ou
comprarem) um Bonsai
Devem retirá-lo do pote e observar as
raízes. Normalmente os Bonsais trazem pouca terra e muitas das vezes
nem têm terra, só têm unicamente raízes.
Quando o Bonsai só têm raízes, é mais difícil resistirem nas mãos do iniciado
ou inexperiente, mas é possível.
Um Bonsai precisa de terra como
qualquer outra árvore ou planta e as regras mandam mudar de Pote
ou podar as raízes (se quiser manter o mesmo pote) de 2 em dois anos
ou quando tecnicamente se justifique.
Não se pode tocar nas raízes em qualquer época do Ano, o mês
ideal é antes de começar a Primavera, um mês antes de preferência.
Na Primavera começam as atividades naturais das árvores, sendo as raízes
de extrema importância. No Inverno estão em estado dormente ou
passivo e é comum vermos as arvores de folha caduca, fora da terra ou dos vasos,
quando estão à venda nos Mercados.
Se observar que o seu Bonsai só tem
raízes, deverá colocá-lo num vaso (pote) maior, mesmo que não
corresponda ao tipo tradicional de potes, usados para os Bonsais. No
caso de pretender manter o mesmo pote, deverá esperar pelo mês ideal
para proceder ao corte das raízes.

Deverá
cortar um terço das raízes, mas primeiro deverá despentear o bolo de
raízes.
Esta peça de ferramenta é a que se usa
para puxar e despentear as raízes. No caso de só ter um bonsai ou
dois, não se justifica ir comprar esta peça de ferramenta. Poderá
curvar um garfo, daqueles que tem na sua cozinha, um garfo
dispensável, e fará de certeza o mesmo trabalho com sucesso. Depois
de cortar as raízes é só colocar um pouco de terra no fundo do pote
acomodar a pequena árvore, juntar mais terra e pressionar
ligeiramente o substrato com os seus dedos. Não comprima a
terra, as raízes comprimidas levam mais tempo a desenvolverem-se e
muitas morrem.
b) Água de rega
É aqui neste tema que vamos prestar
mais atenção, porque a água é a causa de morte da maioria dos
Bonsais. A causa da morte é normalmente por excesso, por carência ou
pela qualidade da água.
A qualidade da água utilizada
pela maioria das pessoas é muito má, a água é usada diretamente da
torneira e isso mata normalmente um Bonsai em cerca de 2 semanas.
Como?
A água da torneira é geralmente
calcária, o calcário e o calor é mortífero para os Bonsais.
Devido à evaporação da água o calcário permanece nas raízes em forma de
crosta,
obstruindo-as e impedindo a sua normal função.
Mais grave e para ajudar a matar mais depressa o Bonsai, as pessoas
borrifam as folhas do Bonsai com a mesma água, tapando completamente
os Estomas. Com
uma temperatura de Primavera a evaporação da água é rápida, fazendo
com que fique sobre as folhas uma espécie de farinha branca, isso é
o Calcário. Que fazer?
A água ideal é a da chuva, a qual se
pode obter gratuitamente, quando não chove pode-se comprar um
garrafão de água da nascente.
Mais barato? Mais barato é levar uma vasilha de 25 litros ou
garrafões, a um Centro de Jardinagem e pedir-lhes água. Estes
Centros de Jardinagem tem água proveniente dum Furo e essa água é
muito boa, assim como a água dos poços.
Truques para usar água da torneira.
Não aconselho, no entanto, pode
colocar a água num balde para deixar evaporar o
Cloro, o Cloro
também ajuda a matar o seu Bonsai, esperar 24 horas ou mais. A água
nestas condições está melhorada, mas ainda perigosa para o seu
Bonsai, devendo deixar por utilizar cerca de um terço da água do
balde, onde deverá estar acentuada quantidade de Calcário. Pode
baixar o PH da
alcalinidade com umas gotas de limão misturadas na água da rega.
Água em excesso ou em falta, como
evitar?
Se manter o seu Bonsai com a terra
sempre molhada, as raízes irão apodrecer e o seu Bonsai irá morrer.
Não pode nem deve regar quando a terra à superfície está úmida, com
um simples olhar dá para perceber quando a terra está úmida. Se
tiver dúvidas pegue um pouco de terra com a ponta dos dedos ou passe
um dedo pela terra.
Cadência de rega ou método de rega deverá ser criada com o
tempo, aos poucos conseguimos compreender de quanto em quanto tempo
o nosso Bonsai precisa de água, mais ainda quando o temos dentro de
casa. Dentro de casa a temperatura não sofre grandes mudanças e isso
leva a um processo sistemático de evaporação da água, de uma
qualquer planta ou Bonsai.
Há sinais exteriores da falta de rega ou excesso de rega e
esses sinais são visíveis pelas folhas. Com um olhar, pode perceber
quando as folhas estão a ficar amareladas, que há água em excesso.
Também com um olhar pode perceber quando as folhas estão pálidas e
caídas, que o seu Bonsai foi esquecido. Atenção, se nada disto for
motivado pela rega, deverá ser doença.
As acidófilas ficam amareladas quando regadas com água calcária e
expostas ao Sol (As
plantas acidófilas, como Gardênia, Hortênsia, Camélia, Azálea,
Rododendro, etc., necessitam dum substrato com pH ácido e água não
calcária.) morrem ou definham em poucos dias, devido a um processo
designado por
clorósis.
PODA
DE FOLHAS E/OU DE RAÍZES
Um amigo
meu recebeu de oferta um lindo bonsai, como o Bonsai perdeu as
folhas ao fim de umas duas semanas, ele resolveu podar o Bonsai,
cortando os pequenos raminhos. Foi um erro! Depois Morreu.
O Bonsai tinha água ideal e luz mais que suficiente e no entanto
perdeu as folhas.
È normal
quando mudamos de lugar o Bonsai perder as folhas, ou porque tem
menos Luz ou porque tem mais Luz, ou porque tem menos calor ou
porque tem mais calor, água de PH alcalino ou PH ácido, etc.
Não é motivo para proceder a uma poda, quando as folhas caiem. Ao
fazer a poda alteraremos o estilo do Bonsai e mais grave que o
estilo é o facto de cortamos os raminhos onde estão os novos
rebentos, para as novas folhas nascerem.
Se o seu
Bonsai perdeu as folhas após mudar de lugar, não altere os métodos
de rega, não faça nada em especial. Temos que esperar que surjam
novas folhas, normalmente o Bonsai reage e em breve surgirão novas
folhas.
PODAR AS
FOLHAS
As
folhas só deverão ser podadas no sentido de manter o aspecto
original do seu Bonsai. Se notar raminhos ou folhas a saírem da
imagem do "Estilo" adquirido, deverá cortá-los.
A imagem do Bonsai no topo desta página é "Moyogi" ou Estilo
vertical informal. Há muitos estilos de Bonsai, faça uma busca na
NET e verá.
Há muitas técnicas associadas à poda, como desfolhar a árvore, cujo
objectivo entre outros, o de reduzir o tamanho das folhas. Desfolhar
tem diversas técnicas, não se trata unicamente de arrancar a folha à
árvore, há casos em que se corta a folha deixando só o pezinho
(Pecíolo), noutras deixamos um pedacinho da folha no pecíolo.
É um
erro comprar Bonsai num Supermercado, nestes lugares o Bonsai sofre
com a sede e com a qualidade da água, assim como também com o ar
envolvente, normalmente seco pelo uso do ar condicionado.
Depois de ter viajado várias horas ou dias dentro de caixas, o
Bonsai destes lugares precisa de cuidados e atenções para não
definhar o morrer
Quando se adquire o Bonsai nestes lugares, geralmente já se
encontra em estado debilitado, e isso poderá ser muito mau se não
souber recuperá-lo, quando o levar para casa.
Se quiser saber onde poderá obter bons Bonsais e em boas condições,
consulte a NET, há vários Centros que se dedicam ao Comércio dos
Bonsais.
PODAR AS
RAÍZES
Podar as
raízes exige mais conhecimentos e mais cuidados, no entanto se for
no Mês certo, o risco de matar o seu Bonsai será quase nulo.

Uma
das preocupações é saber que tipo de substrato deveremos usar,
para saber ao certo, poderemos colocar a pergunta no Centro de
Jardinagem. É importante recordar que o fundo do Pote deverá
ser sempre constituído por areia e/ou pedrinhas daquelas que se usa
para os Aquários. Porquê?
Porque os Potes são geralmente baixinhos e se a água depois de
passar pela terra, não sair do Pote, irá contribuir para o possível
apodrecimento das raízes e a consequente morte do Bonsai.
Muitas pessoas deixam o pratinho com água, ficando as raízes de
molho por vários dias. Há exceções, existem plantas ou arbustos que
a rega é feita pela base e nem gostam que lhe molhem as folhas, é
preciso saber quais.
Nesta
imagem, podemos ver uma pequena árvore com a raiz completamente
despida. Também se pode observar o tipo de terra que está no fundo,
parece um produto granulado. Ficamos a pensar se esta árvore irá
sobreviver a este transplante, se tudo for feito corretamente não
haverá qualquer problema.
Os transplantes não precisam ser sempre assim, na maior parte dos
transplantes é feito unicamente uma redução de um terço das raízes,
ficando os restantes dois terços com a terra envolvendo as raízes.
Outros erros!
Bonsais
de interior? No interior é possível, mas existe problemas graves a
ultrapassar, para não matar o Bonsai.
Quando
se coloca no interior de um apartamento uma pequena árvore ou
planta, temos que identificar primeiro, o lugar onde o iremos
colocar o nosso pequeno Bonsai.
A Luz é
essencial, mas o Sol através da janela de vidro é perigoso,
principalmente se o Sol atingir o Bonsai nas horas de maior calor. O
Sol da manhã e o do fim do dia, é o ideal. Experimente sentir o
calor do Sol directo, através do vidro da janela sobre a sua pele e
ficará a saber o que fará ao Bonsai.
Um
erro grave é colocar o Bonsai no parapeito da janela e por baixo
da janela ter um aquecedor. O calor do aquecedor irá subir e irá
fazer estragos irreparáveis no Bonsai, secando-o.
Um
erro grave é abrir a janela e colocar o Bonsai no parapeito da
mesma. A corrente de ar que passa pelo Bonsai terá o mesmo efeito
que o vento, secando as folhas e o substrato em poucos minutos.
Um
erro grave é proceder à limpeza do pó, nos móveis ou objetos à
volta do Bonsai. Esse pó irá "levantar-se" e depositar-se nas folhas
do Bonsai, impedindo as folhas de funcionarem normalmente.
Mesmo retirando o Bonsai do lugar antes de proceder às limpezas,
deverá uma vez por semana "lavar" as suas folhas borrifando com a
água ideal.
FERTILIZANTE
Fertilizar um Bonsai é diferente de
fertilizar uma planta num vaso, as instruções que vemos nas
embalagens não são adequadas aos pequenos Potes.
É mais seguro, adicionar umas gotas na água da rega sempre que for
regar, do que aplicar a quantidade indicada pelos fabricantes, para
um ou dois litros de água. Os Bonsais têm pouca terra e os
nutrientes não ficam em reserva na terra nem as pequenas árvores
podem acumular em reserva as quantidades de fertilizante que recebem
dum só vez. Os fertilizantes têm uma indicação "NPK" técnica, que
significa
Nitrogénio,
Fósforo e
Potássio. Nitrogénio faz crescer, Fósforo faz flor e Potássio
faz raiz, também dependendo das quantidades em percentagem no
produto na embalagem, claro.
O fertilizante liquido é melhor que o
sólido, porque se dosear 5 ou 6 gotas por rega, nunca será demais,
nunca queimara as raízes ou matará o seu Bonsai. No estado sólido, a
água da rega poderá levar mais fertilizante que o necessário e isso
poderá ser fatal. Alimentar a arvore aos poucos é sempre mais
seguro.
Se o Bonsai tem o tamanho e a forma ideal e não quiser alterar
nada, então o "NKP" deverá ser nos valores de 2-2-2, qualquer valor
maior no "NPK" fará incidir a ação do fertilizante no seu Bonsai.
BONSAI INDUSTRIAL
Hoje em dia é possível adquirir
Bonsais vindos do Japão ou da Holanda, etc., com o mesmo aspecto e
com o estilo Miougi, Chokkan (erecto formal) ou o outro estilo Hokidachi
(forma de vassoura). As árvores não
resistem bem ao nosso clima, árvores como a Carmona, Serissa ou o Ulmeiro
chinês, entre outros.
Temos árvores resistentes ao nosso
clima, que já existem há muitos anos no nosso território, como o
Sobreiro ou a Oliveira ou ainda Bougainvillea, Fícus (figueira), etc., portanto se
for a um Centro de Bonsais, prefira árvores que garantam mais tempo
de vida sem grande risco, prefira as nossas árvores, as que existem
em Portugal há muitos anos.
A ARTE DO BONSAI ENSINA-NOS
Os meus Bonsais, são Seres vivos que
eu adoro e respeito carinhosamente, e confesso que é muito difícil
separar-me de qualquer um dos que tenho e já são cerca de 80
unidades, não contando com os pré-bonsais.
O que aprendi com esta maravilhosa
Arte do Bonsai, será motivo para escrever o próximo tema deste
Blogue.

Vou
adorar descrever a alegria que senti quando o meu precioso Quercus
sem folhas e aparentemente seco e sem vida, "despertou" já depois de
ter passado a Primavera.
Depois de uma sessão de concentração e meditação sobre os seus ramos, eis
que regressou com intensa vontade de continuar a alimentar esta
imensa alegria de o ter vivo e comigo.
Bons treinos
|