Último tema   
Bonsai morreu? De: 25-10-2009 -->Ver Comentários
O globo dos blogues


O Bonsai que me ofereceram morreu! Não tenho sorte com os Bonsais.

Quercus ou Sobreiro.

Esta é a expressão que eu já ouvi, em muitas pessoas. O Bonsai morre e a grande maioria das pessoas não sabe porquê.
Um Bonsai como o da foto ao lado, é geralmente muito caro, é uma tristeza e um prejuízo muito grande quando morre.
Estilo do Bonsai= Miougi ou vertical informal

N.) Se usarmos a palavra no seu natural estrangeirismo deverá ser sempre dito "Bonsai", mas se adotarem a palavra como Portuguesa, poderão nesse caso transformar o plural através do processo natural existente na nossa língua. Assim como Dogi, passa a Dogui em Português e o plural Doguis ou fatos de artes marciais japoneses. Nas Artes Marciais de origem Chinesa ou Coreana o nome é outro.
   Aikidogui, Karatedogui, Judogui, etc., significa fato de treino do praticante da respectiva Arte Marcial.

Bonsais: masc. plu. de bonsai

 
bonsai (ss)
(japonês
bonsai, de bon, vaso + sai, planta)
 
s. m.
Bonsai: Árvore ou arbusto miniaturizado através de técnicas de jardinagem especiais, originariamente japonesas.

Quimono ou fato tradicional Japonês.

O exemplo de cima foi retirado do Dicionário da Língua Portuguesa, no entanto se procurarem por Dogui ou Dogi, não irão encontrar nada. Estes estrangeirismos precisam de tempo para serem "adoptados" pela nossa Língua.

Normalmente as pessoas chamam  "Quimono" ao Dogui e isso está errado, porque são duas coisas diferentes.
 Quimono é um fato tradicional Japonês, assim como o nosso tradicional "Fato", que se leva vestido para o escritório e  que os Brasileiros chamam "Terno" talvez porque era e ainda é composto por 3 peças.

 

Para estas pessoas que gostariam de ter um Bonsai ou manter vivo o que obtiveram, vou indicar alguns conselhos que costumam resultar em pleno.

a) Quando receberem (ou comprarem) um Bonsai

Devem retirá-lo do pote e observar as raízes. Normalmente os Bonsais trazem pouca terra e muitas das vezes nem têm terra, só têm unicamente raízes.
   Quando o Bonsai só têm raízes, é mais difícil resistirem nas mãos do iniciado ou inexperiente, mas é possível.

Um Bonsai precisa de terra como qualquer outra árvore ou planta e as regras mandam mudar de Pote  ou podar as raízes (se quiser manter o mesmo pote) de 2 em dois anos ou quando tecnicamente se justifique.
   Não se pode tocar nas raízes em qualquer época do Ano, o mês ideal é antes de começar a Primavera, um mês antes de preferência.
  Na Primavera começam as atividades naturais das árvores, sendo as raízes de extrema importância. No Inverno estão em estado dormente ou passivo e é comum vermos as arvores de folha caduca, fora da terra ou dos vasos, quando estão à venda nos Mercados.

Se observar que o seu Bonsai só tem raízes, deverá colocá-lo num vaso (pote) maior, mesmo que não corresponda ao tipo tradicional de potes, usados para os Bonsais. No caso de pretender manter o mesmo pote, deverá esperar pelo mês ideal para proceder ao corte das raízes.

Deverá cortar um terço das raízes, mas primeiro deverá despentear o bolo de raízes.

Esta peça de ferramenta é a que se usa para puxar e despentear as raízes. No caso de só ter um bonsai ou dois, não se justifica ir comprar esta peça de ferramenta. Poderá curvar um garfo, daqueles que tem na sua cozinha, um garfo dispensável, e fará de certeza o mesmo trabalho com sucesso. Depois de cortar as raízes é só colocar um pouco de terra no fundo do pote acomodar a pequena árvore, juntar mais terra e pressionar ligeiramente o substrato com os seus dedos. Não comprima a terra, as raízes comprimidas levam mais tempo a desenvolverem-se e muitas morrem.

b) Água de rega

É aqui neste tema que vamos prestar mais atenção, porque a água é a causa de morte da maioria dos Bonsais. A causa da morte é normalmente por excesso, por carência ou pela qualidade da água.

A qualidade da água utilizada pela maioria das pessoas é muito má, a água é usada diretamente da torneira e isso mata normalmente um Bonsai em cerca de 2 semanas. Como?

A água da torneira é geralmente calcária, o calcário e o calor é mortífero para os Bonsais. Devido à evaporação da água o calcário permanece nas raízes em forma de crosta, obstruindo-as e impedindo a sua normal função.
   Mais grave e para ajudar a matar mais depressa o Bonsai, as pessoas borrifam as folhas do Bonsai com a mesma água, tapando completamente os Estomas. Com uma temperatura de Primavera a evaporação da água é rápida, fazendo com que fique sobre as folhas uma espécie de farinha branca, isso é o Calcário. Que fazer?

A água ideal é a da chuva, a qual se pode obter gratuitamente, quando não chove pode-se comprar um garrafão de água da nascente.
   Mais barato? Mais barato é levar uma vasilha de 25 litros ou garrafões, a um Centro de Jardinagem e pedir-lhes água. Estes Centros de Jardinagem tem água proveniente dum Furo e essa água é muito boa, assim como a água dos poços.

Truques para usar água da torneira.

Não aconselho, no entanto, pode colocar a água num balde para deixar evaporar o Cloro, o Cloro também ajuda a matar o seu Bonsai, esperar 24 horas ou mais. A água nestas condições está melhorada, mas ainda perigosa para o seu Bonsai, devendo deixar por utilizar cerca de um terço da água do balde, onde deverá estar acentuada quantidade de Calcário. Pode baixar o PH da alcalinidade com umas gotas de limão misturadas na água da rega.

Água em excesso ou em falta, como evitar?

Se manter o seu Bonsai com a terra sempre molhada, as raízes irão apodrecer e o seu Bonsai irá morrer. Não pode nem deve regar quando a terra à superfície está úmida, com um simples olhar dá para perceber quando a terra está úmida. Se tiver dúvidas pegue um pouco de terra com a ponta dos dedos ou passe um dedo pela terra.
   Cadência de rega  ou método de rega deverá ser criada com o tempo, aos poucos conseguimos compreender de quanto em quanto tempo o nosso Bonsai precisa de água, mais ainda quando o temos dentro de casa. Dentro de casa a temperatura não sofre grandes mudanças e isso leva a um processo sistemático de evaporação da água, de uma qualquer planta ou Bonsai.
   Há sinais exteriores da falta de rega ou excesso de rega e esses sinais são visíveis pelas folhas. Com um olhar, pode perceber quando as folhas estão a ficar amareladas, que há água em excesso. Também com um olhar pode perceber quando as folhas estão pálidas e caídas, que o seu Bonsai foi esquecido. Atenção, se nada disto for motivado pela rega, deverá ser doença.
   As acidófilas ficam amareladas quando regadas com água calcária e expostas ao Sol (
As plantas acidófilas, como Gardênia, Hortênsia, Camélia, Azálea, Rododendro, etc., necessitam dum substrato com pH ácido e água não calcária.) morrem ou definham em poucos dias, devido a um processo designado por clorósis.

PODA DE FOLHAS E/OU DE RAÍZES

Um amigo meu recebeu de oferta um lindo bonsai, como o Bonsai perdeu as folhas ao fim de umas duas semanas, ele resolveu podar o Bonsai, cortando os pequenos raminhos. Foi um erro! Depois Morreu.
   O Bonsai tinha água ideal e luz mais que suficiente e no entanto perdeu as folhas.

È normal quando mudamos de lugar o Bonsai perder as folhas, ou porque tem menos Luz ou porque tem mais Luz, ou porque tem menos calor ou porque tem mais calor, água de PH alcalino ou PH ácido,  etc.
   Não é motivo para proceder a uma poda, quando as folhas caiem. Ao fazer a poda alteraremos o estilo do Bonsai e mais grave que o estilo é o facto de cortamos os raminhos onde estão os novos rebentos, para as novas folhas nascerem.

Se o seu Bonsai perdeu as folhas após mudar de lugar, não altere os métodos de rega, não faça nada em especial. Temos que esperar que surjam novas folhas, normalmente o Bonsai reage e em breve surgirão novas folhas.

PODAR AS FOLHAS

As folhas só deverão ser podadas no sentido de manter o aspecto original do seu Bonsai. Se notar raminhos ou folhas a saírem da imagem do "Estilo" adquirido, deverá cortá-los.
A imagem do Bonsai no topo desta página é "Moyogi" ou Estilo vertical informal. Há muitos estilos de Bonsai, faça uma busca na NET e verá.
   Há muitas técnicas associadas à poda, como desfolhar a árvore, cujo objectivo entre outros, o de reduzir o tamanho das folhas. Desfolhar tem diversas técnicas, não se trata unicamente de arrancar a folha à árvore, há casos em que se corta a folha deixando só o pezinho (Pecíolo), noutras deixamos um pedacinho da folha no pecíolo.

É um erro comprar Bonsai num Supermercado, nestes lugares o Bonsai sofre com a sede e com a qualidade da água, assim como também com o ar envolvente, normalmente seco  pelo uso do ar condicionado. Depois de ter viajado várias horas ou dias dentro de caixas, o Bonsai destes lugares precisa de cuidados e atenções para não definhar  o morrer
   Quando se adquire o Bonsai nestes lugares, geralmente já se encontra em estado debilitado, e isso poderá ser muito mau se não souber recuperá-lo,  quando o levar para casa.
Se quiser saber onde poderá obter bons Bonsais e em boas condições, consulte a NET, há vários Centros que se dedicam ao Comércio dos Bonsais.

PODAR AS RAÍZES

Podar as raízes exige mais conhecimentos e mais cuidados, no entanto se for no Mês certo, o risco de matar o seu Bonsai será quase nulo.
  

Uma das  preocupações é saber que tipo de substrato deveremos usar, para saber ao certo, poderemos colocar a pergunta no Centro de Jardinagem. É importante recordar que o fundo do Pote deverá ser sempre constituído por areia e/ou pedrinhas daquelas que se usa para os Aquários. Porquê?
 Porque os Potes são geralmente baixinhos e se a água depois de passar pela terra, não sair do Pote, irá contribuir para o possível apodrecimento das raízes e a consequente morte do Bonsai.
Muitas pessoas deixam o pratinho com água, ficando as raízes de molho por vários dias. Há exceções, existem plantas ou arbustos que a rega é feita pela base e nem gostam que lhe molhem as folhas, é preciso saber quais.

Nesta imagem, podemos ver uma pequena árvore com a raiz completamente despida. Também se pode observar o tipo de terra que está no fundo, parece um produto granulado. Ficamos a pensar se esta árvore irá sobreviver a este transplante, se tudo for feito corretamente não haverá qualquer problema.
  Os transplantes não precisam ser sempre assim, na maior parte dos transplantes é feito unicamente uma redução de um terço das raízes, ficando os restantes dois terços com a terra envolvendo as raízes.

Outros erros!

Bonsais de interior? No interior é possível, mas existe problemas graves a ultrapassar, para não matar o Bonsai.

Quando se coloca no interior de um apartamento uma pequena árvore ou planta, temos que identificar primeiro, o lugar onde o iremos colocar o nosso pequeno Bonsai.

A Luz é essencial, mas  o Sol através da janela de vidro é perigoso, principalmente se o Sol atingir o Bonsai nas horas de maior calor. O Sol da manhã e o do fim do dia, é o ideal. Experimente sentir o calor do Sol directo, através do vidro da janela sobre a sua pele e ficará a saber o que fará ao Bonsai.

Um erro grave é colocar o Bonsai no parapeito da janela e por baixo da janela ter um aquecedor. O calor do aquecedor irá subir e irá fazer estragos irreparáveis no Bonsai, secando-o.

Um erro grave é abrir a janela e colocar o Bonsai no parapeito da mesma. A corrente de ar que passa pelo Bonsai terá o mesmo efeito que o vento, secando as folhas e o substrato em poucos minutos.

Um erro grave é proceder à limpeza do pó, nos móveis ou objetos à volta do Bonsai. Esse pó irá "levantar-se" e depositar-se nas folhas do Bonsai, impedindo as folhas de funcionarem normalmente.
   Mesmo retirando o Bonsai do lugar antes de proceder às limpezas, deverá uma vez por semana "lavar" as suas folhas borrifando com a água ideal.

FERTILIZANTE

Fertilizar um Bonsai é diferente de fertilizar uma planta num vaso, as instruções que vemos nas embalagens não são adequadas aos pequenos Potes.
   É mais seguro, adicionar umas gotas na água da rega sempre que for regar, do que aplicar a quantidade indicada pelos fabricantes, para um ou dois litros de água. Os Bonsais têm pouca terra e os nutrientes não ficam em reserva na terra nem as pequenas árvores podem acumular em reserva as quantidades de fertilizante que recebem dum só vez. Os fertilizantes têm uma indicação "NPK" técnica, que significa Nitrogénio, Fósforo e Potássio. Nitrogénio faz crescer, Fósforo faz flor e Potássio faz raiz, também dependendo das quantidades em percentagem no produto na embalagem, claro.

O fertilizante liquido é melhor que o sólido, porque se dosear 5 ou 6 gotas por rega, nunca será demais, nunca queimara as raízes ou matará o seu Bonsai. No estado sólido, a água da rega poderá levar mais fertilizante que o necessário e isso poderá ser fatal. Alimentar a arvore aos poucos é sempre mais seguro.
   Se o Bonsai tem o tamanho e a forma ideal e não quiser alterar nada, então o "NKP" deverá ser nos valores de 2-2-2, qualquer valor maior no "NPK" fará incidir a ação do fertilizante no seu Bonsai.

BONSAI INDUSTRIAL

Hoje em dia é possível adquirir Bonsais vindos do Japão ou da Holanda, etc., com o mesmo aspecto e com o estilo Miougi, Chokkan (erecto formal) ou o outro estilo Hokidachi (forma de vassoura). As árvores não resistem bem ao nosso clima, árvores como a Carmona, Serissa ou o  Ulmeiro chinês, entre outros.

Temos árvores resistentes ao nosso clima, que já existem há muitos anos no nosso território, como o Sobreiro ou a Oliveira ou ainda Bougainvillea, Fícus (figueira), etc.,  portanto se for a um Centro de Bonsais, prefira árvores que garantam mais tempo de vida sem grande risco, prefira as nossas árvores, as que existem em Portugal há muitos anos.

A ARTE DO BONSAI ENSINA-NOS

Os meus Bonsais, são Seres vivos que eu adoro e respeito carinhosamente, e confesso que é muito difícil separar-me de qualquer um dos que tenho e já são cerca de 80 unidades, não contando com os pré-bonsais.

O que aprendi com esta maravilhosa Arte do Bonsai, será motivo para escrever o próximo tema deste Blogue.

Alguns dos meus Bonsais.

Vou adorar descrever a alegria que senti quando o meu precioso Quercus sem folhas e aparentemente seco e sem vida, "despertou" já depois de ter passado a Primavera.
  Depois de uma sessão de concentração e meditação sobre os seus ramos, eis que regressou com intensa vontade de continuar a alimentar esta imensa alegria de o ter vivo e comigo.

 

 

Bons treinos




Orlando Marques